Google ads, Marketing digital, Tráfego pago
Hoje em dia, qualquer pessoa que viva em meio a civilização é um potencial consumidor. Com isso, as formas de atrair público têm evoluído e se diversificado cada vez mais.
O Google Shopping, ou Google Merchant, consiste em uma dessas evoluções e, atualmente, é a melhor alternativa para quem quer destacar seus produtos no maior buscador do mundo: o Google.
Ele funciona como uma vitrine virtual, em que os usuários que estão em busca de um produto, encontram empresas que buscam aumentar suas vendas online.
A plataforma conta com uma interface interativa e facilita que, a partir do momento em que o usuário busca uma determinada palavra-chave, são apresentados resultados de páginas de compra de diversos fornecedores, conforme imagem abaixo.
Fonte: Print do Google.
Assim, uma simples busca pode apresentar vários resultados e quanto mais específico você for na busca, mais assertivo serão os resultados, ou seja, se você busca uma mochila para computador preta, é melhor que pesquise especificamente assim no Google.
Logo após sua criação, em 2011, a plataforma podia ser utilizada de forma gratuita. Em seguida, evoluiu para uma versão paga e integrada ao Google Ads, a plataforma de anúncios pagos do Google.
Já em março de 2020, devido à pandemia, o Google Shopping se tornou independente, o que possibilitou formatos de anúncio pagos e orgânicos, ou seja, sem investimento financeiro.
Para se ter uma ideia do poder dessa plataforma atualmente aqui no Brasil, segundo dados da Escola de E-commerce, a taxa média de conversão do Google Shopping é de 2,5%, valor 36% maior que a taxa média das lojas virtuais brasileiras.
Com o crescimento da consciência das pessoas sobre a importância de pesquisar muito antes de uma compra online, a tendência é que esses números sigam aumentando cada vez mais e o Google Shopping facilita e muito essa busca.
Para aproveitar essas e outras vantagens, confira abaixo o passo a passo completo para anunciar no Google Shopping:
#01 Descubra se seu negócio atende aos requisitos do Google Shopping
Apesar do Google Shopping ser aberto a qualquer pessoa que queira usar suas vantagens, assim como qualquer plataforma Google, ele tem suas regras, que são diferentes das políticas do Google Ads. Além do próprio anúncio, o site, os produtos e promoções do seu negócio também devem seguir esses requisitos.
A primeira dessas regras, exposta na central de políticas do Google Shopping, diz respeito à atualização de dados dos produtos na plataforma, que deve ser feita pelo menos a cada 30 dias, com o objetivo de oferecer aos usuários a melhor experiência de compra possível, conforme cita a central.
Nesse sentido, tais medidas contribuem para evitar a venda de produtos perigosos ou falsificados, divulgação de conteúdo inadequado, propaganda enganosa, coleta e uso inadequado de dados dos consumidores, entre outras condutas negativas.
Tendo essas medidas em mente, é hora de seguir para o seu anúncio no Google Merchant.
#02 Escolha o formato de anúncio ideal para os seus produtos
Conforme citado no início deste blogpost, existem atualmente duas formas de anunciar no Google Shopping: a forma gratuita e a paga.
Assim como nas outras plataformas de anúncios, o formato pago do GS pode garantir resultados mais assertivos e em menos tempo, se comparados ao formato orgânico. A título de informação, vamos explicar aqui as melhores formas de investir em cada uma dessas possibilidades.
No caso de optar pelo formato orgânico, você deve prezar por uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization), tanto no nome, quanto nas descrições dos produtos. Essa estratégia permite que o buscador entenda a relevância do seu produto e o coloque em um local de mais destaque dentro da plataforma.
Para executar essa estratégia, você deve se colocar 100% no lugar do seu cliente e pensar: se eu fosse ele, o que eu buscaria no Google? Com base na resposta para essa pergunta, você deve estruturar um nome atrativo e descritivo, além da própria descrição completa do seu produto.
Você também deverá escolher uma categoria para cada produto, facilitando que seu cliente faça uma busca por meio dos filtros do Google. Por fim, você deve atualizar e testar constantemente novos nomes e descrições para o seu produto, a fim de entender quais dão os melhores resultados.
Agora vamos aos aspectos que você deve levar em conta para estruturar uma campanha paga. Primeiro de tudo, você precisa definir quais objetivos e metas quer alcançar com uma ação no Google Shopping. Você pode definir entre aumentar o tráfego do site, ampliar a percepção de marca, gerar mais vendas, entre outros.
Isso deve ser feito de forma consciente, com base no seu atual nível de faturamento, investimento em outras mídias e suas metas futuras. Objetivo definido, é hora de determinar o seu orçamento e o valor máximo que quer pagar ao Google a cada vez que clicarem no seu anúncio.
Se você entende de Google Ads, sabe que essa determinação de destaque do anúncio e valor do clique, varia em um formato de leilão em que, quem está disposto a pagar mais, tem maior destaque na plataforma.
Além disso, é importante destacar que, diferente do Ads, no Google Shopping, é o próprio Google quem determina os termos relevantes para os anúncios, de acordo com a descrição dos produtos, então até aqui vale uma boa estratégia de SEO.
Considerando todas essas informações, é só seguir os passos indicados no próprio site, e que serão detalhados no tópico abaixo.
#03 Crie sua campanha de anúncios no Google Shopping
Para anunciar no Google Shopping, você precisa criar uma conta e fazer o login no Google Ads. Depois de fazer o login, vá até o menu de páginas à esquerda e clique em Campanhas → botão de adição → nova campanha.
Na seção Tipo de campanha, selecione Shopping, clique em próxima e em seguida preencha as informações da campanha, tais como:
Depois de determinar todos esses pontos, basta clicar em Salvar e continuar. Depois de preencher todas as informações, basta ir acompanhando suas campanhas e estudar os resultados para ver o que dá mais certo para o seu produto.
#04 Dê mais destaque aos seus anúncios do Google Shopping!
Para cada nicho de mercado, existe uma estratégia específica para obter destaque com o Google Shopping. Mas ainda assim, existem algumas práticas gerais que podem te ajudar a alcançar melhores resultados.
Uma primeira dica importante é negativar na plataforma as palavras-chave que não tem a ver com o seu negócio. Calma que eu te explico o que exatamente seria isso.
Como falamos aqui no início desse post, para mostrar os anúncios, o Google Shopping considera os atributos cadastrados nos produtos, por meio das palavras-chave.
Mas nem sempre as palavras atribuídas automaticamente pela plataforma têm a ver com o seu negócio. Por isso, é importante que você negative, ou seja, retire da campanha, as palavras que não tem a ver com o seu produto.
Se a sua loja é especializada em roupas para crianças, por exemplo, você pode retirar as palavras “roupa masculina” ou “sapatos para crianças”, que apesar de serem ‘roupas’ não tem a ver com o que você vende. Assim, você gasta seu orçamento de forma mais consciente e se torna mais assertivo na sua comunicação.
Uma outra prática importante é fazer boas fotos e pensar na aparência dos seus anúncios para dispositivos móveis. Sobre esse último, é importante destacar que os títulos do Google Shopping tem no máximo 150 caracteres, mas somente 55 são exibidos nos smartphones. Então, pense nisso quando for criar o seu anúncio.
Você também deve garantir sempre boas avaliações dos seus compradores. Para isso, otimize todo o seu processo de vendas e incentive os seus consumidores a deixarem elogios para o seu produto no Google.
Por fim, conforme citamos anteriormente, acompanhe a performance das suas campanhas e faça atualizações constantes, conforme achar necessário.
É importante destacar também que, assim como todas as plataformas de marketing, o Google Shopping não dá resultado sozinho. Então busque investir também na sua produção de conteúdo para Instagram e no investimento em anúncios no Google e Facebook Ads, por exemplo.
Se precisa de ajuda com outras formas de divulgação para o seu negócio, os posts a seguir podem te interessar: