Google ads, Tráfego pago

Consultoria Google Ads: O diferencial para ir bem nas campanhas

Tela de uma conta de anúncios do Google Ads

Os anúncios online são, atualmente, a maneira mais efetiva de aumentar a base de clientes de uma empresa e, consequentemente, o seu lucro. Essa efetividade se dá porque as atuais plataformas de anúncio permitem que o conteúdo de determinada marca seja entregue com certeza a potenciais compradores, e não a todos que estão na internet, como é o caso da produção de conteúdo orgânica (sem investimento direto). 

Entre as principais plataformas que tornam possível o encontro direto entre clientes e empresas está o Google Ads, ferramenta de anúncios oficial do Google. Por meio de inteligentes mecanismos de segmentação, o Google Ads permite o aumento do número de visitas ao site de uma empresa, receber mais chamadas e aumentar as visitas à loja.

A primeira versão da ferramenta foi lançada ainda nos anos 2000 e, em 2019, ela alcançou incríveis US$ 134 bilhões em faturamento. O número de usuários na plataforma também é crescente, o Google estima que atualmente no Brasil mais de um milhão de empresas usam o Google Ads para encontrar novos clientes, de forma facilitada.

A plataforma é intuitiva e utiliza um sistema de links patrocinados, que funciona com PPC (Pay-Per-Click) ou ‘Pagamento Por Clique’, ou seja, o seu orçamento de campanhas só é gasto a partir do momento em que alguém clica no seu anúncio exposto na própria rede de busca ou em sites e aplicativos parceiros. 

Sobre os formatos de anúncios que são exibidos nesses sites e no Google, as possibilidades são diversas:  resultados de pesquisas no buscador, relacionados às palavras-chave; banners em sites específicos direcionados; banners em canais diversos, segmentados pelo interesse do público-alvo; banners em aplicativos; banners no YouTube e vídeos no YouTube.

Você certamente já deve ter esbarrado por algum desses formatos por aí: 

Fonte: Google – Anúncios resultado da pesquisa ‘Comprar sapato’.

Fonte: Google – Banner de anúncio no site https://g1.globo.com/ 

Fonte: Google – Anúncio no YouTube.

Toda vez que você ver algum desses formatos de anúncio, é porque tem alguém por trás usando o Google Ads. E se você quer dar essa mesma visibilidade ao seu site, confira nos tópicos abaixo alguns pontos para levar em consideração e como se destacar nas campanhas: 

  • As vantagens de usar o Google Ads;
  • Como criar campanhas no Google Ads?; 
  • Como se diferenciar e ter mais destaque?;
  • Profissionalizando suas campanhas.

As vantagens de usar o Google Ads

A principal vantagem do Google Ads é justamente a possibilidade de dar maior visibilidade à sua marca.

 Afinal, antes de tomar qualquer decisão que envolva gastar dinheiro, desde a compra de um sapato, até uma consulta no dentista, grande parte das pessoas considera os resultados do Google. Então, se você estiver entre os primeiros resultados para essa busca, a chance de converter essa pessoa que está pesquisando é altíssima. 

Tratando de um contexto mais técnico, o sistema de pagamento por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA), possíveis dentro da plataforma, permitem um maior controle do orçamento. 

Esses termos específicos podem assustar de início, mas a plataforma é bastante intuitiva e o passo a passo para estruturar as suas campanhas, pelo menos inicialmente, é bem simples também. Confira no tópico abaixo. 

Como criar campanhas no Google Ads?

Aqui no blog, temos um post completo para que você descubra o passo a passo para criar uma campanha no Google Ads, clique aqui para ter acesso a esse conteúdo. 

Mas para já ir se familiarizando com as possibilidades da plataforma, vamos citar aqui, de forma resumida, todas as etapas pelas quais você deverá passar para estruturar sua campanha. 

Primeiro de tudo, você deve acessar o site do Google Ads com uma conta Gmail e apertar o botão ‘Começar Agora’. Em seguida, você deverá definir o objetivo que você quer alcançar com sua campanha, conforme as opções que aparecem lá no Google, e definir o tipo de campanha que você quer usar. 

Nessa fase, você deverá também definir o nome da sua campanha, a data de início e término, caso necessário, e os locais em que a campanha deve aparecer. Depois você deverá definir o seu orçamento, que a princípio não precisa ser muito alto. 

A partir de 5 reais por dia você pode investir em anúncios no Google, mas o ponto do tráfego online é que você pague mais, para exibir mais anúncios, para mais pessoas e tenha um alcance maior. 

Nesse ponto, é importante destacar que Google Ads funciona de forma pré-paga, ou seja, você deixa um crédito na sua conta e, na medida do necessário, o Google vai gastando esse crédito. 

Lembrando que é você quem escolhe se quer pagar por cada clique ou por cada visualização do anúncio. Tal decisão deve ser feita com base nos objetivos que você quer alcançar com cada campanha, mas o recomendado é que você trabalhe pagando por clique.

Por fim, você deverá definir as palavras-chave que se relacionam com o seu anúncio, preparar uma descrição convincente para o seu produto ou serviço e seguir as demais etapas para concluir a configuração da sua campanha. 

Como se diferenciar e ter mais destaque?

Para se diferenciar nas suas campanhas Google Ads, garantir que seus anúncios sempre estarão no topo e te gerarão boas conversões, você deverá seguir algumas dicas importantes. 

A primeira dela é fazer um estudo aprofundado da sua concorrência, assim você consegue mapear como poderá fazer melhor. Em seguida, você deverá entender qual é a atual prioridade do seu negócio: se são as visitas à loja física, ao site, etc. 

Além disso, você deverá criar diferentes anúncios para os diferentes graus de consciência do seu público. Ou seja, você não deve mostrar o mesmo anúncio para quem acaba de te conhecer e para quem já comprou de você, por exemplo. 

Uma outra dica simples, mas que faz toda a diferença é a segmentação por localização geográfica na configuração das campanhas. Por exemplo, se você tem uma loja de sapatos que não faz entregas para pedidos de outras cidades, anuncie somente para a região da sua cidade. Assim você economiza dinheiro e mira de forma mais assertiva nos seus potenciais clientes. 

Por fim, estude suas possibilidades de orçamento e tenha em mente que quanto mais investir, maior será o seu potencial de retorno. Além disso, foque em fazer testes constantes nas suas campanhas, antes, durante e depois delas irem ao ar. 

Profissionalizando suas campanhas

Para cada nicho de mercado, existe uma estratégia específica para obter destaque com o Google Ads. Mas ainda assim, existem algumas práticas gerais que podem te ajudar a alcançar melhores resultados. 

Uma primeira dica importante é negativar na plataforma as palavras-chave que não tem a ver com o seu negócio. Além disso, você deve acompanhar constantemente a performance das suas campanhas e fazer atualizações constantes, conforme achar necessário. 

É importante destacar também que, assim como todas as plataformas de marketing, o Google Ads não dá resultado sozinho. Então busque investir também na sua produção de conteúdo para Instagram e no investimento em anúncios no Facebook Ads, por exemplo. 

Por outro lado, se você ainda não se sente seguro para estudar e aplicar as vantagens do Google Ads no seu negócio, deixe isso com a gente. 

A Agência UK conta com anos de experiência no mercado e tem como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.

Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Google Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio crescer, enquanto seus anúncios rodam.

Preparado para inaugurar essa nova fase do seu negócio? Então entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo: 

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