Instagram ads, Marketing digital
O Instagram conta atualmente com 1 bilhão de usuários ativos. Dentro desse número, 84% dos usuários afirmam entrar na rede pelo menos uma vez por dia. Com tanto movimento assim, as empresas viram na plataforma uma excelente oportunidade para fazer negócio.
Sendo assim, podemos afirmar que nesse contexto os dados são ainda mais favoráveis.
Segundo uma pesquisa de 2020, realizada pelo Opinion Box, 75% dos usuários brasileiros da plataforma afirmaram que já usaram a rede para participar de concursos, sorteios e promoções e 42% destacou que já usou o Instagram para tirar dúvidas ou reclamar com empresas.
Agora, no contexto da oportunidade do Instagram para vendas, podemos destacar que 82% dos usuários entrevistados afirmaram que seguem alguma marca ou empresa e ‘apenas’ 16% das empresas entrevistadas usam esta rede social para divulgar suas próprias marcas, serviços ou produtos.
Aqui no blog já demos algumas dicas sobre como crescer no Instagram, e essas dicas são extremamente válidas tanto para quem quer dar destaque a um perfil pessoal, quanto para uma empresa.
Mas a verdade é que nem sempre uma boa quantidade de seguidores no Instagram, significa uma boa quantidade de vendas.
Então, com um cenário convidativo como o demonstrado nas estatísticas que trouxemos aqui, é importante ficar por dentro de estratégias que podem gerar mais destaque ao seu produto ou serviço para aumentar inclusive o seu potencial de vendas. Então confira nos tópicos abaixo 4 dicas para vender mais no Instagram!
#01 Profissionalize a sua vitrine
Se você quer atingir um público qualificado no Instagram, precisa fazer um perfil qualificado. O primeiro passo para isso é mudar a configuração do seu perfil para um perfil comercial.
Essa configuração vai te permitir uma produção de conteúdo mais estratégica, pois nesse formato de perfil você pode:
Para aproveitar essas vantagens, basta acessar as configurações do Instagram e escolher a opção Alternar para perfil comercial, conforme aparece nos prints abaixo, e seguir os passos seguintes, conforme aparecem na tela.
É importante destacar que para ter um perfil comercial, você precisa ter uma página para o seu negócio no Facebook.
Depois de ter configurado sua conta, é hora de fazer uma boa foto de perfil e resumir o seu negócio na biografia do Instagram de forma atrativa e direta. Para ter mais visibilidade, também é imprescindível definir uma identidade visual e uma linguagem única da sua marca.
Para fazer isso, pense no que o seu público alvo gostaria de ver e ler no seu perfil. Tendo isso em mente, passe para o passo do tópico abaixo.
#02 Faça um planejamento estratégico
Tendo sua linguagem e identidade visual em mente, passe a fazer o seu conteúdo de forma estratégica. Nesse ponto, existem uma série de boas práticas para ganhar mais visibilidade e fazer mais vendas.
A primeira delas é que você deve apresentar muito bem o seu produto ou serviço. Se for um produto, tire fotos e faça vídeos dos detalhes. Também deixe claro todas as funcionalidades e vantagens do produto, além dos valores e formas de pagamento.
Aqui também vale produzir conteúdo sobre o processo de produção do produto ou sobre a sua preparação para fornecer o serviço em questão.
Outra coisa que vale tanto para serviço quanto produtos são os depoimentos. Afinal, como você já deve estar cansado de ouvir: as pessoas costumam acreditar mais nas pessoas do que nas empresas.
Nesse planejamento estratégico também entram as famosas hashtags. Apesar de muitos produtores de conteúdo não gostarem dessa estratégia, as hashtags podem facilitar que o seu público chegue até você de forma orgânica.
Mas é importante destacar que todas as ‘#’ devem ter relação direta com o seu produto, serviço e marca. Se não, a estratégia vai por água abaixo e você acaba captando um público que não tem interesse algum em comprar de você.
Além disso, depois de já ter alguns posts no feed, analise quais formatos e conteúdos tiveram mais interações e te deram mais resultado. Observe também quais dias e horários de postagem deram um engajamento melhor aos posts.
#03 Interaja com os seus seguidores
Já dizia o ditado: quem é visto, é lembrado! Então, se você estiver sempre interagindo de forma educada e solícita com os seus seguidores, eles certamente considerarão a sua marca na hora de fechar um contrato e finalizar uma compra.
Para isso, esteja presente nos stories, abra enquetes para entender melhor as preferências do seu público e responda aos comentários e dúvidas que vierem por DM.
É importante destacar que o Instagram dá mais destaque aos perfis que possuem mais engajamento, ou seja, mais interação com o público.
Então aposte também em publicações que chamem as pessoas para essa interação. Por exemplo: se você tem um consultório odontológico e publicar um post sobre implantes, no final da legenda destaque “Comente aqui embaixo qual outra dúvida você tem sobre implantes dentários!”
#04 Busque referências!
A última, mas não menos importante dica desse post é: busque referências! Esteja atento ao que os seus concorrentes fazem e pesquise ações no Instagram de empresas de outros segmentos que podem ser adaptadas ao seu.
Crie o seu próprio banco de inspirações com base nisso e comece a construir a sua própria identidade, com base no que deu certo ou errado para essas empresas.
Por fim, como falamos no post sobre como crescer no Instagram, esta é uma rede em constante evolução, então mais importante do que investir mundos e fundos em divulgação, é você se atualizar cada vez mais sobre as novas possibilidades que a plataforma traz.
Para isso, acompanhe produtores de conteúdo que falam sobre o assunto e até o próprio site do Instagram para Empresas, que traz bons conteúdos e insights para negócios que produzem conteúdo na rede.
No mais, continue acompanhando nosso blog para mais dicas como essas!