Google meu negócio, Marketing digital
Está em busca de um salão de beleza? Procura no Google. Quer um dentista perto de você? Google também. Quer levar a família a um restaurante legal no final de semana? Pesquisa no Google e veja as avaliações dos restaurantes.
Essas colocações podem ser constatadas por uma pesquisa recente do buscador que registrou que 96% dos brasileiros procuram empresas no Google antes de ligar para elas ou visitá-las.
O mais comum nessa procura é entender a reputação do estabelecimento em questão e, posteriormente, saber o endereço e localização exatos para, então, fazer uma visita.
Nesse contexto, uma pesquisa da Pew Research mostrou que, nos EUA, 82% das pessoas leem avaliações de produtos na internet antes de comprar.
Tanto na Terra do Tio Sam, quanto aqui, as avaliações positivas em evidência são determinantes para que uma pessoa decida comprar um produto ou contratar um serviço.
Se você já passou por alguma das situações citadas no início desse post, certamente sabe que a proposição: se não está no Google, não existe, é verdadeira e absoluta.
Sabendo disso, em junho de 2014, o Google criou o ‘Google Meu Negócio’ (também conhecido em inglês como Google My Business), uma plataforma que permite que estabelecimentos comerciais apareçam em destaque com informações completas como nome, avaliações de clientes, endereço exato, fotos do local e dos produtos, entre outros artigos.
Por meio dessa plataforma, é possível ganhar um bom destaque no Google, sem necessariamente anunciar no Google Ads.
Segundo dados de 2018 do próprio Google, mais de 10 milhões de locais no Brasil foram registrados no Google Maps e a grande maioria deles está no Google Meu Negócio.
No meio dessa onda de expor as informações gerais, catálogo e avaliações dos negócios, muitos empresários podem se sentir perdidos e acabam deixando de lado essa ferramenta incrível que pode atrair e fidelizar cada vez mais clientes.
Sendo assim, nos tópicos a seguir vamos mostrar que o ‘Google Meu Negócio’ não é nem um bicho de 7 cabeças e, ao final desse post, você vai aprender efetivamente a criar e gerenciar um perfil de destaque nessa plataforma. Preparado? Então confira os tópicos a seguir:
Conforme já falado anteriormente, o Google Meu Negócio consiste em uma ferramenta do próprio Google voltada para a exibição de negócios locais na internet. Por meio dessa plataforma, é possível aparecer no Google gratuitamente, inclusive no Google Maps, sem precisar de muito conhecimento no marketing digital.
A forma de visualização dos negócios nessa plataforma prevê a exibição de avaliações dos clientes, fotos do local, informações gerais, faixa de preço, endereço, horário de funcionamento e telefone.
Com isso, a partir do momento em que você pesquisar por um negócio local no Google, os resultados já vem ranqueados por proximidade ou de acordo com as palavras-chaves exatas que você busca, conforme você pode ver no print abaixo, em que a busca exata foi: “Melhores Pizzarias”.
Como esse post está sendo escrito de Brasília-DF, ele já entrega os resultados que estão mais próximos da pessoa que está fazendo a busca e já indica todas as possibilidades no Google Maps. Com isso, é possível fazer essa busca por negócios locais diretamente no Google Maps e o formato de visualização será esse mesmo.
Além disso, como você pode ver, não aparece nenhum resultado de site online, somente estabelecimentos comerciais nesse formato de visualização e somente o primeiro resultado é um anúncio. Ou seja, essa pessoa está pagando para aparecer nesse resultado, mas todo o resto não está pagando.
A plataforma também permite que o usuário filtre os negócios por classificação, preço e horário de funcionamento. Tudo isso para potencializar ainda mais a experiência do usuário na busca por negócios no Google.
Mas vamos ao que realmente te interessa: para gerenciar o seu negócio no Google e para que ele apareça dessa forma para quem busca estabelecimentos como o seu, você precisa antes entender as vantagens dessa plataforma. Confira a seguir.
As vantagens do Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio consiste em uma excelente ferramenta para quem quer dar mais visibilidade ao negócio, mas o principal objetivo da plataforma consiste em ganhar a confiança dos usuários.
Só para você ter uma ideia, apenas 36% dos brasileiros confiam nas marcas que consomem, segundo a pesquisa In Brands WeTrust 2019, realizada pela agência global de relações públicas Edelman.
Esse paradigma pode ser quebrado se você se apresentar de forma completa para o seu público. Afinal, a partir do momento em que você tem mais informações sobre uma empresa e vê ela como resultado de uma busca no Google, ela se torna automaticamente mais confiável.
O mesmo acontece quando conhecemos alguém nas redes sociais. Certamente essa pessoa parecerá muito mais confiável para você se ela tiver algumas fotos, se ela te falar exatamente com o que ela trabalha, do que gosta, com quem mais se relaciona, onde mora, entre outros aspectos.
Com as empresas não poderia ser diferente, você certamente vai confiar mais em uma empresa que fale exatamente o que faz e o que entrega, onde está localizada e que tenha muitas fotos no Google Meu Negócio.
Essa transmissão de confiança ao público impacta diretamente em um resultado positivo nas vendas, assim como as demais vantagens dessa plataforma Google. Confira nos tópicos abaixo.
Aproximação do público
Com os dados citados acima sobre confiabilidade, a maior vantagem da plataforma é evidentemente a possibilidade de aproximação com o público.
Além da exposição de informações importantes sobre o negócio, a plataforma permite que os potenciais clientes entrem em contato com a empresa através do perfil de negócio, por meio de ligações, mensagens ou avaliações.
Sobre isso, o próprio site do Google Meu Negócio destaca que:
“Empresas que respondem a avaliações são consideradas 1,7x mais confiáveis do que aquelas que não respondem”.
Google Meu Negócio.
Publicidade gratuita
Essa vantagem pode ser muito positiva, principalmente se você está começando um negócio agora. Com essa plataforma você não precisa gastar um centavo para aparecer nas buscas do Google e, ainda assim, ganha um bom destaque para o público da sua região.
Até porque, não é como se fosse uma plataforma qualquer que você acha gratuitamente por acaso na internet, se trata do Google: o maior buscador de internet do mundo.
Além disso, a plataforma é tão completa quanto as outras do Google quando se trata de conferir as métricas de desempenho do perfil do negócio, na seção Insights.
É possível verificar o número de cliques no botão de chamadas, o número de conversas por mensagens e o número total de interações.
Existe também a possibilidade de monitorar a porcentagem de clientes que localizaram seu perfil por meio de: pesquisa direta (quando o cliente pesquisa especificamente o nome ou o endereço de sua empresa. Ex.: Pizzaria do Zézinho na Rua 15 de setembro); pesquisa de descoberta (quando o cliente busca pela categoria do seu negócio. Ex.: Pizzaria); pesquisa de marca (quando o cliente pesquisa pela sua marca ou outra relacionada à sua. Ex.: Pizzaria do Zezinho.) e o total de pesquisas, que consiste justamente no somatório dos tipos de pesquisa anteriores.
Aumente sua visibilidade
Com as vantagens anteriormente citadas, é evidente que a visibilidade do seu negócio vai aumentar por meio de um perfil no Google Meu Negócio.
Por isso, se você tiver um negócio que tem endereço físico, invista em fotos de boa qualidade da fachada da sua empresa, dos produtos que você vende, dos clientes sendo atendidos (se eles autorizarem), dos colaboradores, do ambiente de trabalho, e do que mais você achar relevante.
Quando os clientes conhecerem sua ‘casa’ por dentro, certamente vão se interessar por conhecê-la pessoalmente.
Praticidade
Além de todas as vantagens citadas, com uma conta Google Meu Negócio, você não precisa necessariamente de um endereço físico.
A diferença é que se você não tiver, sua empresa não aparecerá nos resultados do Google Maps. Por outro lado, ela continuará sendo listada nos resultados de pesquisa no Google e sua página na plataforma pode direcionar os usuários para o seu site.
Por fim, cabe destacar que o Google Meu Negócio conta com um aplicativo com alguns recursos adicionais, se comparado com a versão web, e facilita o acesso a alguns outros recursos da ferramenta.
O passo a passo para criar um perfil no Google Meu Negócio
Com tantas vantagens em jogo, fica difícil não querer criar um perfil nessa plataforma do Google. Então vamos lá! Confira nos tópicos a seguir o passo a passo para criar um perfil no Google Meu Negócio.
#01 Faça o seu cadastro
Assim como em toda plataforma digital, a primeira coisa que você deve fazer é o seu cadastro. Para isso, acesse o site do Google Meu Negócio e aperte o botão ‘Gerenciar Agora’, conforme mostra o print abaixo.
Depois de fazer o login, você será redirecionado para uma página que perguntará o nome do seu negócio. Se ele não aparecer na lista do próprio Google, clique em ‘Inclua sua empresa no Google’.
No caso de criar a empresa, coloque o nome, selecione a categoria e continue.
#02 Adicione o seu negócio
Se o seu negócio tiver uma unidade física, adicione o endereço completo, estado e CEP. Depois, selecione no mapa sua localização exata, conforme mostra a imagem abaixo, e siga para a próxima etapa.
Fonte: Blog da Rock Content.
Se você não tiver um lugar fixo para atender seus clientes, deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.
Depois de fazer essas configurações, clique em “Continuar”.
#03 Confirme o gerenciamento
Com o endereço configurado, é hora de confirmar sua autorização para gerenciar a empresa.
Verifique se todas as informações que colocou até agora estão corretas, e depois preencha a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.
Depois de confirmar essas informações, você será redirecionado para uma página em que o Google fala sobre o envio de um código de verificação postal para o endereço que você colocou na plataforma.
#04 Confirme seu endereço
Depois de confirmar o gerenciamento da sua conta, você já será redirecionado para o seu painel de controle.
Por outro lado, você só poderá editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas se confirmar o código enviado pelo Google via Correios. Ele demora em média 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.
Quando chegar, siga os passos indicados na carta do Google e conclua a configuração da sua conta.
#05 Adicione mais informações
Com todas as informações confirmadas, você terá autonomia para gerenciar informações extras e atualizar tudo o que for necessário.
Além das informações básicas, é bom que você coloque também fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros conteúdos relevantes.
Como você pode ver, os passos são simples, mas os resultados são constantes para quem tem um perfil no Google Meu Negócio.
O segredo para ter mais destaque na plataforma
Agora que você já conhece o passo a passo exato para criar um perfil no Google Meu Negócio, é hora de descobrir alguns segredos que vão te trazer ainda mais destaque na plataforma. Confira nos tópicos abaixo.
Dados atualizados
Nada é mais irritante do que tentar ligar para um estabelecimento e escutar a mensagem de que o número não existe.
Então, para não fazer os seus clientes passarem por esse desconforto, preencha o seu perfil de forma completa e atualizada com: telefone, endereço físico, site e categoria.
Com informações constantemente atualizadas, o Google vai considerar que o seu negócio está ativo e o algoritmo vai puxar seu perfil para o topo dos resultados.
Horário de funcionamento
Outro ponto muito importante que você tem que manter atualizado para ter destaque no Google Meu Negócio é o horário de funcionamento, como você pode observar no print abaixo.
Mantenha o horário atualizado, principalmente se você for funcionar em algum horário fora do convencional (ex.: dias de feriado ou restrições por conta da pandemia).
No caso de uma informação incorreta nesse ponto, seu cliente pode ficar insatisfeito e até deixar uma avaliação negativa na sua página.
Avaliações e interações
E por falar em avaliação negativa, estima-se que um cliente satisfeito conta para 3 pessoas sobre a experiência positiva na sua empresa. Por outro lado, um cliente insatisfeito relata para 11 pessoas sua experiência negativa.
Por isso, sempre que tiver um cliente satisfeito, o motive a avaliar seu negócio no Google. Lembre-se de que quanto mais comentários positivos e mais ‘estrelas’ de avaliação você tiver, mais no topo ficará.
Tenha em conta também que nesse jogo não ganha quem tem o serviço mais luxuoso, mas sim quem motiva os clientes a fazerem avaliações positivas.
Além disso, depois que receber avaliações, positivas ou negativas, demonstre que você se importa com o que seus clientes têm a dizer e responda todos os comentários de forma gentil, educada e completa.
Com o engajamento gerado por ações como essa, o algoritmo entende que seu perfil está ativo e passa a destacá-lo.
Aqui também vale habilitar a troca de mensagens no seu perfil. Para fazer isso, basta abrir a ferramenta e clicar na opção de “clientes” > “mensagens” > “ativar”. Depois de ativadas, volte ao menu de “clientes” > “mensagens” e veja todas elas em forma cronológica.
Para não se perder com o volume de mensagens que podem chegar, configure mensagens automáticas de boas-vindas e habilite o chat apenas em horário comercial.
Fotos e ofertas
Se você tem uma vitrine mais bonita, é óbvio que mais clientes terão interesse em entrar na sua loja. O mesmo acontece virtualmente. Se suas fotos são mais bonitas, naturalmente você terá mais cliques no seu perfil do Google Meu Negócio e as pessoas ficarão com mais vontade de visitar ou contratar seu serviço.
Por isso, mantenha fotos atualizadas dos seus produtos e, se você tem um negócio físico, coloque boas fotos da fachada de seu estabelecimento, para que os potenciais clientes possam localizar o seu negócio com mais facilidade.
Além das fotos, foque em incluir ofertas de seus produtos. A própria plataforma conta com essa funcionalidade que pode ser encontrada de forma fácil e intuitiva.
Permita agendamentos
Outra funcionalidade importantíssima para donos de restaurantes, consultórios e escritórios é a de agendamentos. Essa ferramenta pode ajudar a otimizar o tempo de atendimento, potencializar o lucro e ainda permitir que o local não exceda a sua capacidade total de pessoas.
Caso você permita essa opção, o botão de agendamento ou reserva de mesa, no caso de um restaurante, vai aparecer automaticamente no seu perfil, conforme mostra o print abaixo.
Muito além do Google Meu Negócio
Apesar de todas as vantagens que o Google Meu Negócio pode oferecer, o ideal é diversificar as fontes de tráfego de onde os seus potenciais clientes vêm.
Aproveite para investir também em conteúdo orgânico nas suas redes sociais e considere o tráfego pago para alcançar o seu público de forma mais assertiva.
Por meio de ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads, você pode dar mais destaque ao seu negócio, multiplicar os seus ganhos e ainda ter controle do seu investimento e do seu retorno.
Os resultados das campanhas nessas plataformas podem ser ainda melhores se você tiver especialistas para te acompanhar nessa evolução.
Por isso, vale destacar que a Agência UK conta com anos de experiência no mercado e tem como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.
Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Google e Facebook Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio crescer, enquanto seus anúncios rodam.
Para inaugurar essa nova fase do seu negócio, entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo:
DF – (61) 3542-6851
SP – (11) 4200-3019
RJ – (21) 4042-2518
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