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Google Adwords Express: O que é e como começar?

Ícone do aplicativo mobile Google Adwords Express ou Google Ads Express

Uma boa presença no Google tem se tornado um aspecto tão importante quanto uma boa localização física de um estabelecimento comercial. 

A plataforma de anúncios pagos do buscador (Google Ads), torna a busca por potenciais clientes mais efetiva, de forma que  é possível determinar de forma lógica e direta para quem os anúncios vão aparecer, de que forma vão aparecer e qual será o retorno disso para determinado negócio. 

Nesse contexto, já não basta simplesmente ter anúncios pagos circulando. É preciso fazer isso de forma estratégica e adequada a cada realidade de negócio. Ferramentas como o Google Adwords Express podem auxiliar nesse processo de forma completa. 

E se você não está familiarizado com o termo ‘Google Adwords’, calma que a gente te explica. Muita gente faz confusão entre este termo e o famoso e mais recente Google Ads. Por isso, antes de entender o Google Adwords Express, vamos esclarecer aqui que Google Adwords é simplesmente o antigo nome do  Google Ads. Sendo assim, ambos os nomes se referem à plataforma de anúncios do Google.

Agora tratando do Google Adwords Express, destacamos que o Google está sempre se reinventando para oferecer o melhor aos seus usuários e esta plataforma é um dos principais pontos dessa onda de inovação, pois a plataforma se mostra mais simples e voltada para o pequeno empreendedor. 

Além disso, suas funções são mais simples e intuitivas, se comparadas ao Ads convencional, e a ferramenta cria campanhas capazes de aumentar sua lucratividade, a quantidade de clientes e a relevância da sua empresa.

Em resumo: Google Ads e Google Adwords são a mesma coisa e o Google Adwords Express é uma ferramenta mais simples e direta de anúncios pagos do Google, voltada essencialmente para pequenos negócios.  

Então, confira nos tópicos abaixo, de forma detalhada, o que é e como começar a utilizar o Google Adwords Express:

  • Como funciona o Google Ads? 
  • Por que devo utilizar o Google Adwords Express?
  • Quem pode aproveitar o Google Adwords Express?
  • Evolução: do Google Adwords Express ao Smart Campaigns

Como funciona o Google Ads? 

Explicando de forma resumida, o Google Ads é a plataforma que permite que a sua empresa apareça como primeiro resultado da busca de um potencial cliente. 

Conforme já falamos no post 5 passos para anunciar no Google Ads de forma fácil e completa, se você está em busca de um dentista, você certamente irá fazer isso no Google. E ele irá te mostrar resultados como os que aparecem a seguir: 

Fonte: Print do Google.

Nesse sentido, os primeiros resultados que aparecem na busca, são os de empresas que investiram no Google Ads e pagaram para ter esse lugar de destaque. 

Esse tipo de visualização é apenas uma das possibilidades que o Google Ads oferece para quem quer mais visibilidade na internet. Existem também os banners de imagens na rede de conteúdo de sites cadastrados no Google, como por exemplo o Exame e a Folha, entre outros.

Além das inúmeras possibilidades de formato de anúncio, um dos maiores diferenciais da plataforma é permitir que você tenha controle sobre o orçamento e sobre a forma de cobrança dos anúncios: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).

Por que devo utilizar o Google Adwords Express?

Agora partindo para a versão mais básica do Ads, o Google criou essa segunda versão, para pessoas e negócios que não tenham familiaridade e apresentem alguma dificuldade de entender a ferramenta tradicional. 

Sendo assim, o Adwords Express se mostra como uma plataforma com menos funções e uma interface mais intuitiva e rápida. Tais aspectos se mostram como uma enorme vantagem para pequenos negócios que querem investir em tráfego pago, mas ainda não sabem como começar. 

Além da facilidade de operação, a plataforma não exige que você tenha um site para criar uma campanha. Basta um número de telefone para contato para criar um anúncio e gerar conversões.

A facilidade se dá também no tempo de configuração de uma campanha: até 15 minutos. Isso é possível porque o passo a passo de configuração é muito mais simples, se comparado ao modelo convencional. Basta você configurar seu público-alvo, criar uma descrição atraente e convincente com apenas 3 linhas e definir o seu orçamento para cada um dos anúncios. 

Por falar em orçamento, é importante destacar que o Adwords Express permite apenas uma modalidade de cobrança: o CPC, conhecido como “custo por clique”. Com isso, você só pagará pela exibição do anúncio quando um usuário clicar nele. 

Isso é uma enorme vantagem pois permite o controle absoluto do orçamento que foi estipulado para a campanha, e com isso você não tem surpresas na fatura no final do mês. 

Quem pode aproveitar o Google Adwords Express?

Qualquer empresa, pequena, média ou grande, e de qualquer segmento do mercado, pode aproveitar as vantagens do Google Adwords Express. Por outro lado, é importante considerar que o Google Ads permite a otimização dos resultados dos anúncios e a criação de campanhas mais completas. 

Nesse sentido, recomendamos que o seu negócio comece pelo Adwords Express e a medida em que for ganhando confiança em investir na plataforma, você migre para o Ads convencional. 

Evolução: do Google Adwords Express ao Smart Campaigns

Recentemente, o Google anunciou mais uma evolução com relação à versão mais simples do Google Ads. Antes o Adwords Express e o Ads eram ferramentas distintas e separadas, já agora elas serão vinculadas e dentro do Google Ads você poderá acessar a modalidade Smart Campaigns, que é equivalente ao que seria a plataforma Express.

A verdade é que a única grande mudança é o acesso às plataformas, que agora pode ser feito unicamente por meio do Google Ads, sendo necessária apenas a mudança de modalidade, à depender da sua necessidade. As funcionalidades continuam as mesmas e, certamente, os resultados também!

É importante destacar também que, assim como todas as plataformas de marketing, o Google Ads não dá resultado sozinho. Então busque investir também na sua produção de conteúdo e no investimento em anúncios também no Facebook Ads, por exemplo. 

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