Google ads, Marketing digital, Tráfego pago
Uma boa presença no Google tem se tornado um aspecto tão importante quanto uma boa localização física de um estabelecimento comercial.
A plataforma de anúncios pagos do buscador (Google Ads), torna a busca por potenciais clientes mais efetiva, de forma que é possível determinar de forma lógica e direta para quem os anúncios vão aparecer, de que forma vão aparecer e qual será o retorno disso para determinado negócio.
Nesse contexto, já não basta simplesmente ter anúncios pagos circulando. É preciso fazer isso de forma estratégica e adequada a cada realidade de negócio. Ferramentas como o Google Adwords Express podem auxiliar nesse processo de forma completa.
E se você não está familiarizado com o termo ‘Google Adwords’, calma que a gente te explica. Muita gente faz confusão entre este termo e o famoso e mais recente Google Ads. Por isso, antes de entender o Google Adwords Express, vamos esclarecer aqui que Google Adwords é simplesmente o antigo nome do Google Ads. Sendo assim, ambos os nomes se referem à plataforma de anúncios do Google.
Agora tratando do Google Adwords Express, destacamos que o Google está sempre se reinventando para oferecer o melhor aos seus usuários e esta plataforma é um dos principais pontos dessa onda de inovação, pois a plataforma se mostra mais simples e voltada para o pequeno empreendedor.
Além disso, suas funções são mais simples e intuitivas, se comparadas ao Ads convencional, e a ferramenta cria campanhas capazes de aumentar sua lucratividade, a quantidade de clientes e a relevância da sua empresa.
Em resumo: Google Ads e Google Adwords são a mesma coisa e o Google Adwords Express é uma ferramenta mais simples e direta de anúncios pagos do Google, voltada essencialmente para pequenos negócios.
Então, confira nos tópicos abaixo, de forma detalhada, o que é e como começar a utilizar o Google Adwords Express:
Como funciona o Google Ads?
Explicando de forma resumida, o Google Ads é a plataforma que permite que a sua empresa apareça como primeiro resultado da busca de um potencial cliente.
Conforme já falamos no post 5 passos para anunciar no Google Ads de forma fácil e completa, se você está em busca de um dentista, você certamente irá fazer isso no Google. E ele irá te mostrar resultados como os que aparecem a seguir:
Fonte: Print do Google.
Nesse sentido, os primeiros resultados que aparecem na busca, são os de empresas que investiram no Google Ads e pagaram para ter esse lugar de destaque.
Esse tipo de visualização é apenas uma das possibilidades que o Google Ads oferece para quem quer mais visibilidade na internet. Existem também os banners de imagens na rede de conteúdo de sites cadastrados no Google, como por exemplo o Exame e a Folha, entre outros.
Além das inúmeras possibilidades de formato de anúncio, um dos maiores diferenciais da plataforma é permitir que você tenha controle sobre o orçamento e sobre a forma de cobrança dos anúncios: por clique (CPC), visualizações (CPM) ou resultados (CPA).
Por que devo utilizar o Google Adwords Express?
Agora partindo para a versão mais básica do Ads, o Google criou essa segunda versão, para pessoas e negócios que não tenham familiaridade e apresentem alguma dificuldade de entender a ferramenta tradicional.
Sendo assim, o Adwords Express se mostra como uma plataforma com menos funções e uma interface mais intuitiva e rápida. Tais aspectos se mostram como uma enorme vantagem para pequenos negócios que querem investir em tráfego pago, mas ainda não sabem como começar.
Além da facilidade de operação, a plataforma não exige que você tenha um site para criar uma campanha. Basta um número de telefone para contato para criar um anúncio e gerar conversões.
A facilidade se dá também no tempo de configuração de uma campanha: até 15 minutos. Isso é possível porque o passo a passo de configuração é muito mais simples, se comparado ao modelo convencional. Basta você configurar seu público-alvo, criar uma descrição atraente e convincente com apenas 3 linhas e definir o seu orçamento para cada um dos anúncios.
Por falar em orçamento, é importante destacar que o Adwords Express permite apenas uma modalidade de cobrança: o CPC, conhecido como “custo por clique”. Com isso, você só pagará pela exibição do anúncio quando um usuário clicar nele.
Isso é uma enorme vantagem pois permite o controle absoluto do orçamento que foi estipulado para a campanha, e com isso você não tem surpresas na fatura no final do mês.
Quem pode aproveitar o Google Adwords Express?
Qualquer empresa, pequena, média ou grande, e de qualquer segmento do mercado, pode aproveitar as vantagens do Google Adwords Express. Por outro lado, é importante considerar que o Google Ads permite a otimização dos resultados dos anúncios e a criação de campanhas mais completas.
Nesse sentido, recomendamos que o seu negócio comece pelo Adwords Express e a medida em que for ganhando confiança em investir na plataforma, você migre para o Ads convencional.
Evolução: do Google Adwords Express ao Smart Campaigns
Recentemente, o Google anunciou mais uma evolução com relação à versão mais simples do Google Ads. Antes o Adwords Express e o Ads eram ferramentas distintas e separadas, já agora elas serão vinculadas e dentro do Google Ads você poderá acessar a modalidade Smart Campaigns, que é equivalente ao que seria a plataforma Express.
A verdade é que a única grande mudança é o acesso às plataformas, que agora pode ser feito unicamente por meio do Google Ads, sendo necessária apenas a mudança de modalidade, à depender da sua necessidade. As funcionalidades continuam as mesmas e, certamente, os resultados também!
É importante destacar também que, assim como todas as plataformas de marketing, o Google Ads não dá resultado sozinho. Então busque investir também na sua produção de conteúdo e no investimento em anúncios também no Facebook Ads, por exemplo.
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