Marketing digital, Presença digital

Marketing médico: o segredo para conquistar mais pacientes

médico em atendimento

Todo profissional que se preze atualmente tem um perfil profissional nas redes sociais. Na medicina, essa onda começou com os cirurgiões e dermatologistas que perceberam a necessidade de mostrar o resultado de seus trabalhos.

Com o tempo, foi-se percebendo a necessidade de outras áreas da medicina terem seu espaço no digital. Esse espaço se expandiu de tal forma que foi necessário criar um segmento do marketing só voltado para ele: o chamado marketing médico. Essa área engloba não só a presença desses profissionais nas redes sociais, mas em todas as plataformas de marketing possíveis. 

Se antes os catálogos e panfletos eram responsáveis por indicar onde encontrar um médico com determinada especialidade, atualmente os serviços de busca, como o Google, e as redes sociais desempenham esse papel e trazem funções ainda mais relevantes e atrativas aos usuários. 

Nesse contexto, a pesquisa The Digital Journey to Wellness, realizada pelo Google em parceria com a Compete Hospital Study, publicada em 2012, constatou que 77% das pessoas buscam por um profissional da saúde no Google antes de buscar um atendimento. 

Além disso, 90% das pessoas pesquisam na internet informações sobre marcas e serviços antes de adquiri-los, de acordo com pesquisa de 2010, realizada pela consultoria TNS Research International.

Com a pandemia, esses números certamente aumentaram e, consequentemente, a presença de médicos no mundo digital também. Sendo assim, há quem diga que é falta de ética produzir conteúdos e anúncios para uma profissão tão ‘nobre’ e com uma missão social tão forte quanto a medicina. Mas assim como todos os outros, esse ofício tem base no lucro e precisa de clientes, ou melhor, pacientes, para sobreviver e evoluir.  

Por outro lado, com o objetivo de regulamentar a atuação massiva dos médicos no meio digital, o próprio Conselho Federal de Medicina (CFM) estabeleceu algumas regras importantes e que inclusive impõem algumas sanções para quem descumpri-las. 

Com atualizações e críticas constantes, antes de entrar de cabeça nesse meio, muitos profissionais se perguntam: como começar? Quais são as regras do CFM? Como captar mais clientes? Sobre o que devo falar? Como devo investir? Entre muitas outras questões que serão tratadas ao longo deste blogpost. Confira nos tópicos abaixo:

  • As vantagens de investir em marketing médico
  • Por onde começar a fazer marketing médico? 
  • Principais regras do CFM para quem faz marketing médico
  • Plataformas e ferramentas para profissionalizar o marketing médico 
  • Como se diferenciar em meio a um mercado saturado?

As vantagens de investir em marketing médico

Como já falamos por aqui algumas vezes, o marketing é a mais nova e completa forma de construir uma vitrine para o seu serviço ou produto. Ele ocupou o espaço das antigas listas telefônicas e, naturalmente, oferece mais novas e modernas funções aos donos de estabelecimentos comerciais. 

Nesse contexto de novas possibilidades, o marketing médico pode contribuir para aumentar a percepção de valor do público com relação ao seu serviço. Isso porque com a produção de conteúdo online e plataformas informativas como o Google Meu Negócio, você certamente terá mais espaço para mostrar onde e como é feito o seu serviço, seja você um dermatologista, otorrino, ou qualquer outro especialista da medicina. 

Com a produção de conteúdo de valor, ou até com o investimento em mídias pagas, você certamente atrairá mais pessoas para a sua clínica ou consultório e, a longo prazo, o combo: boa comunicação + bom serviço, certamente vai fidelizar clientes. 

É importante destacar também que a comunicação boca a boca e a lista de médicos conveniados fornecida pelos planos de saúde, continuam sendo responsáveis por uma boa parte da movimentação dos consultórios. Nesse sentido, um bom marketing permanece sendo um forte aliado para a fidelização de clientes. 

Por onde começar a fazer marketing médico? 

Por mais irônico que pareça, antes de partir para o marketing médico online, você precisa definir estratégias de forma offline. Isto é, você precisa entender se o seu principal interesse agora é: alcançar mais pacientes, se tornar uma autoridade na sua área, fidelizar os atuais pacientes, educar a sociedade com relação ao tratamento e prevenção de determinadas doenças, entre outros. 

Objetivo principal definido, é hora de partir para a ação. Nesse momento você deve selecionar as ações que fazem mais sentido para o seu atual momento profissional. Isso leva em conta sua disponibilidade de tempo, dinheiro, pessoal, entre muitos outros fatores que só você mesmo deve saber mapear. 

Se você ainda não tem muito dinheiro disponível para investir em marketing médico, pode começar com a produção de conteúdo no Instagram, por exemplo. Mas se já quer começar apostando tudo, vale buscar mídias offline como panfletos e outdoors, além claro do investimento em plataformas Ads como o Facebook e o Google Ads. 

Depois dos primeiros investimentos você vai começar a entender como o seu público se comporta com cada mídia e qual delas dá mais resultado proporcionalmente. Estudar resultados e redesenhar estratégias é um trabalho constante em qualquer tipo de marketing e o caminho mais certo para quem quer crescer de forma constante. 

Além disso, se você quer começar agora a investir em marketing, é importante destacar que o mais certo a se fazer é buscar parceiros que te ajudem nessa caminhada. Seja terceirizando esse trabalho para uma agência de publicidade competente, trazendo algum profissional da área para a sua equipe ou até investindo em cursos e treinamentos para se profissionalizar

Principais regras do CFM para quem faz marketing médico

Em meio a tantas etapas que precisam ser levadas em conta na hora de executar um bom marketing médico, a principal delas é a atenção às regras do Conselho Federal de Medicina (CFM)  e do Conselho Regional do seu estado. Isso porque se você não cumprir essas regras, toda a estratégia que planejou pode cair por terra. 

Sendo assim, listamos aqui algumas das principais regras do Conselho, que devem guiar todo o seu trabalho com o marketing médico: 

  • O CFM proíbe terminantemente que os médicos anunciem uma especialidade que não tenham competência ou formação para atuar; 
  • Você também deve estar atento quanto ao envolvimento em propaganda enganosa, seja relacionada a algum produto que oferece ou serviço que presta dentro ou fora do seu consultório ou clínica;  
  • Também é proibido divulgar equipamentos e aparelhos de trabalho modernos, como forma de demonstrar superioridade ou diferencial competitivo com relação à concorrência;
  • Segundo a Resolução Normativa nº 1.974/2011 do CFM, não é permitida a publicação nas mídias sociais de selfies, imagens e/ou áudios que caracterizem sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal. Aqui são incluídas as famosas fotos de ‘antes e depois’;
  • É proibida também a divulgação pública de informações que possam alarmar a sociedade de alguma forma, como o anúncio do surgimento de uma nova epidemia, por exemplo. O certo a se fazer nesse caso é primeiro alertar os órgãos competentes, e só então aguardar o posicionamento deles para que alguma medida seja tomada. 

Plataformas e ferramentas para profissionalizar o marketing médico 

Mesmo começando com pouco dinheiro ou experiência, é possível aproveitar as funcionalidades de algumas ferramentas de marketing específicas, ou não, para a área médica. 

Conforme citado ao longo deste blogpost, o Instagram é uma rede de destaque no meio do marketing médico, justamente por se mostrar uma plataforma com grande alcance e com várias possibilidades de produção de conteúdo. 

Para essa rede, você pode produzir conteúdos gráficos e informativos; imagens do seu local e da sua rotina de trabalho; vídeos curtos que detalhem a sua especialidade ou alguma questão em específico, entre muitas outras possibilidades. Ainda nesse contexto, recentemente o Instagram disponibilizou a ferramenta Guias que possibilita a produção de um conteúdo mais longo e em texto. Com ela você pode detalhar ainda mais o seu conteúdo e se aproximar ainda mais da audiência. 

Com isso, é importante destacar que a diversificação nos formatos de conteúdo é extremamente importante para atrair e engajar o seu público. Por outro lado, um bom caminho para quem busca crescer de forma rápida e alcançar a maior quantidade de público possível é a produção de vídeos curtos, informativos e até com uma pitada de entretenimento, conforme os observados na rede social Tik Tok.

Já se você busca se tornar uma grande autoridade na sua especialização, o LinkedIn é um excelente caminho. A rede social tem cunho profissional e é uma poderosa ferramenta de networking. Ela possibilita a publicação de artigos de autoria própria, compartilhamento de artigos e notícias de outras páginas, conversa pública ou privada com outros usuários, entre diversas outras possibilidades. 

Apesar de se mostrar uma ferramenta para múltiplos objetivos, o  WhatsApp também se mostra como um excelente caminho para quem busca fazer um bom marketing médico. Isso porque essa rede traz praticidade e convencionalidade aos pacientes com a possibilidade de marcação e confirmação de consultas. 

Nesse contexto, você deve investir em um atendimento personalizado e rápido. Para isso, a própria plataforma conta com soluções para empresas, com o WhatsApp Business, que permite o envio de mensagem automática e a exibição de horário de funcionamento, entre outras funcionalidades. 

Outra ferramenta muito importante para quem quer investir em marketing médico é o Google Meu Negócio, uma ferramenta do próprio Google voltada para a exibição de negócios locais na internet. 

A forma de visualização dos negócios nessa plataforma prevê a exibição de avaliações dos clientes, fotos do local, informações gerais, faixa de preço, endereço, horário de funcionamento e telefone. 

Com isso, o seu consultório ganha mais visibilidade e tem a possibilidade de estar sempre com as informações mais atualizadas para atender os pacientes. Se você quer aprender a criar e gerenciar um perfil de destaque nessa plataforma, confira este outro post do nosso blog. 

Como se diferenciar em meio a um mercado saturado?

A menos que você tenha um perfil grande em alguma rede social ou seja muito reconhecido na sua área, o melhor caminho para potencializar o seu trabalho como médico é o tráfego pago. 

Isso porque essa possibilidade oferece bons resultados a curto prazo e de forma mais mensurável. Por isso, essa se mostra uma excelente possibilidade para os iniciantes e para quem quer crescer ainda mais com o marketing médico. 

Não à toa, esse mercado movimentou em 2020 R$ 23,7 bilhões, apresentando um crescimento de 48% em dois anos, de acordo com o estudo Digital AdSpend. Segundo o mesmo estudo, o número de anunciantes investindo nos canais digitais cresceu em 57%.

Com base nesses dados, é importante destacar que quanto mais anunciantes existirem, menor são as suas chances de alcançar mais pacientes de forma orgânica, ou seja, sem pagar nada por isso. 

Para entrar de cabeça no mundo do tráfego, você precisa ter em mente que as maiores e melhores plataformas de tráfego pago, do ponto de vista do alcance, são o Google e o Facebook Ads, como já citamos aqui e você pode ter mais detalhes sobre essas plataformas no nosso guia completo e definitivo sobre gestão de tráfego online.

Além disso, ao contrário do que se pensa, não é preciso muito para começar a investir em tráfego pago. Na verdade, a quantidade de investimento tem relação direta com a sua área de atuação e o atual momento da sua clínica ou consultório. 

A verdade é que não existe regra para quanto se deve investir em tráfego pago. Apesar disso, algumas pessoas recomendam que se invista até 10X o valor do seu valor médio de atendimento por mês.

De qualquer forma, é importante destacar que quanto mais você investir de forma estratégica, maior será o seu retorno. 

Caso você ainda não se sinta seguro em investir e administrar o seu tráfego pago por conta própria, vale terceirizar essa função para uma agência de marketing digital. 

Nesse contexto, vale destacar que a Agência UK conta com anos de experiência no mercado e tem como missão desenvolver o marketing médico de consultórios e clínicas, por meio das mídias digitais e consultoria.

Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Google e Facebook Ads, entre outros serviços, você pode focar em entregar o melhor serviço possível aos seus pacientes, enquanto seus anúncios rodam.

Para inaugurar essa nova fase do seu consultório, entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo: 

DF – (61) 3542-6851

SP – (11) 4200-3019

RJ – (21) 4042-2518

WhatsApp: (61) 99555-2853