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Como anunciar e ter destaque no Google Maps?

Usuário acessando o Google Maps

O GPS é responsável por tornar lugares e pessoas cada vez mais acessíveis, de forma facilitada. O Google Maps utiliza desta tecnologia e, além da facilidade do ‘mapa virtual’ também possibilita um maior destaque aos negócios visíveis em determinada região. 

Isso porque a plataforma, disponível em versão online e em aplicativo, oferece prioridade, ou seja, destaca as buscas locais. Então se você está no bairro Itaim Bibi, em São Paulo, e buscar por ‘pizzaria’, certamente vão aparecer resultados de pizzarias que estão próximas a você, e não ‘as melhores pizzarias da cidade’, ou ainda as que mais investem em anúncios  no Google. 

Nesse contexto, segundo uma pesquisa recente, divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) 76% das buscas realizadas em smartphones são voltadas para serviços locais. Ainda nessa onda de constantes buscas nas redes, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) constatou que  97% dos brasileiros procuram por informações na internet, antes de fazer compras em lojas físicas.

Ao contrário do que muitos pensam, ter destaque no Google Maps e aproveitar essas estatísticas, é fácil e prático. Então, se você tem interesse em alcançar cada vez mais clientes, sem precisar investir valores absurdos em mídia paga, confira os tópicos a seguir: 

  • Como funciona o Google Maps? 
  • As vantagens de estar no Google Maps
  • Passo a passo para aparecer no Google Maps
  • Como obter maior destaque no Google Maps

Como funciona o Google Maps? 

Como o próprio nome diz, o Google Maps constitui-se no serviço de geolocalização do Google. Além disso, atualmente a plataforma oferece a possibilidade de desenvolver ações de promoção, publicidade e relacionamento com clientes.

Atualmente este é o serviço de geolocalização mais utilizado no mundo, e sua tecnologia é base para outros aplicativos do mesmo gênero, tais como, como o Waze. Daí vem uma das vantagens de aproveitar a plataforma, isso sem falar que não é preciso pagar para aparecer por lá. 

Todo o cadastro e gerenciamento de dados é feito por meio do  Google Meu Negócio, plataforma do Google que divulga negócios locais de forma facilitada.  

Em linhas gerais, o Maps divulga resultados conforme a busca do usuário, de forma ordenada de acordo com a localização dele. 

Além do endereço dos negócios em questão, a interface exibe fotos do estabelecimento, localização exata, avaliações de clientes, possibilidade de compartilhamento nas redes sociais e o site, conforme você pode conferir no print abaixo:

Fonte: Pesquisa no Google

As vantagens de estar no Google Maps

Você já deve saber que se o seu negócio não está no Google, dificilmente vai obter o destaque que precisa para se manter. O boca a boca não é mais suficiente e estar em um bom ponto comercial também não. 

Sendo assim, as redes sociais e os mecanismos de busca são a melhor forma de encontrar soluções, sejam elas médicas, alimentares ou até de entretenimento. 

Por falar em mecanismos de busca, é importante destacar que 90% das pesquisas da internet em todo o planeta são feitas pelo Google. Com isso, se o seu negócio estiver por lá, a probabilidade de ‘esbarrar’ com uma boa quantidade de possíveis clientes é bem grande. 

Ao fazer uma busca por um negócio ou por uma necessidade em específico, o Google as guia para o serviço mais próximo e bem avaliado. Daí vem a primeira e principal vantagem de ter o seu negócio anunciado nesta plataforma. Ela contribui de maneira efetiva para que você tenha uma ampla presença online.

Além disso, ela constitui em uma excelente rede para relacionamento com os clientes, devido a sua possibilidade de enviar perguntas, respostas e avaliações sobre seus serviços, horários de funcionamento, entre outros aspectos. 

Por fim, o Google Maps possibilita que você tenha um bom destaque na busca dos seus potenciais clientes, sem necessariamente precisar investir em mídias pagas para alcançar esse resultado. Descubra nos tópicos abaixo como isso pode ser feito. 

Passo a passo para aparecer no Google Maps

O primeiro a se fazer para que seu negócio apareça no Google Maps é criar uma conta Google e fazer login no Google Meu Negócio.

Depois de fazer seu login, o próprio Google irá te perguntar e solicitar a confirmação do nome da sua empresa. Em seguida você deverá informar o tipo de atendimento que você realiza, ou seja, se você atua presencialmente e se tem uma loja, escritório ou restaurante, por exemplo. 

Logo após o tipo de atendimento, você deverá indicar seus dados de localização e se você possui outros pontos de atendimento. Feito isso, o Google solicitará a categoria que melhor representa a atividade do seu negócio. 

Por fim, você deve indicar os dados de contato do negócio, informar se deseja receber dicas do Google e concluir seu cadastro. 

Quando finalizar a ‘parte virtual’ do cadastro, o Google deve pedir um método físico para confirmar que o negócio em questão realmente pertence a você. 

Em geral, o método sugerido é que o Google envie uma carta para o endereço informado no cadastro, com um código que deverá ativar a sua conta e que vai tornar o seu estabelecimento visível no Google Maps e nas buscas locais.

Por outro lado, para alguns negócios também é possível a confirmação por meio de uma ligação telefônica. Se essa alternativa aparecer para você, opte por ela para ter a sua conta ativa de forma mais fácil e rápida. 

Como obter maior destaque no Google Maps

Depois de seguir todos os passos necessários para ativação da sua conta, vale checar algumas dicas para melhorar sua classificação local no Google, indicadas pela própria plataforma, neste link

Além do que tem indicado por lá, vale caprichar na descrição do seu negócio e utilizar boas imagens do ponto de vista técnico e com base no que o seu público costuma gostar.  Aqui valem fotos da decoração do ambiente, dos seus produtos e do que mais achar necessário para convencer o usuário a escolher você, e não o seu vizinho. 

Outro ponto muito importante para obter destaque no Maps, são as avaliações positivas. Por mais óbvio que pareça, elas são conquistadas por meio da oferta de um bom atendimento, um bom serviço e um bom produto. 

Além disso, vale incentivar seus melhores clientes a deixarem recados positivos na sua página Google. Para isso, deixe seus colaboradores avisados para que sempre que seu negócio receber um elogio pessoalmente, eles motivem os clientes a registrarem o elogio também de forma online.

Como se trata de uma plataforma online, não podemos deixar de citar a possibilidade de fazer um anúncio pago, que pode potencializar ainda mais seus resultados. Para fazer isso, basta criar uma campanha voltada para Google Maps, no Google Ads, a plataforma oficial de anúncios do Google. 

Por fim, como toda e qualquer estratégia de marketing digital, você deve acompanhar e otimizar a sua estratégia sempre que possível e se atualizar de acordo com as novidades e evoluções da plataforma. 

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