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Facebook Ads: O guia para começar a vender pelo Facebook e Instagram

Tela de como anunciar no Facebook ADS

Estima-se que mais de 1 milhão de empresas investem cerca de 8 milhões de dólares em anúncios pagos no Facebook por ano. Com isso, a receita de anúncios da rede foi de, aproximadamente, US$ 21 bilhões em 2021. Do outro lado, aproximadamente 2,14 bilhões de pessoas foram alcançadas, nesse mesmo ano, por meio de anúncios no Facebook, 

Já no Instagram, as estatísticas são ainda mais atrativas para o destaque de empresas com  o investimento em anúncios. Aproximadamente 83% dos usuários do Instagram afirmaram que descobriram novos produtos e serviços na plataforma. Além disso, o Brasil tem o terceiro maior potencial de alcance de publicidade na rede, atrás somente dos Estados Unidos e da Índia.

Os dados foram levantados pela empresa Recording e apresentam uma nova realidade para o mundo dos negócios, das vendas e, claro, das redes sociais. 

Nesse contexto, independente do segmento, tamanho ou idade do seu negócio, começar uma estratégia de tráfego pago do zero pode parecer algo um tanto quanto assustador, em especial se você não tiver conhecimento das plataformas corretas, como o próprio Facebook ou Instagram Ads. 

Essa realidade parece ainda mais assustadora quando se ganha a consciência de que a produção de conteúdo orgânica, ou seja, sem investimento direto, tem entrado em decadência dia após dia e a sobrevivência do comércio digital (ou não) é praticamente 100% baseada nos anúncios. 

Apesar do cenário novo, não há motivo para temer. Para quem busca se atualizar, as possibilidades são inúmeras e os resultados garantidos. Se esse é o seu caso, confira nos tópicos abaixo o guia para começar a vender pelo Facebook e Instagram com o Facebook Ads:

  • O que é Facebook Ads?
  • Como usar o Facebook Ads?  
  •  Dicas para sair na frente
  • Análise de resultados 

O que é Facebook Ads?

Se você já se deparou com o conteúdo de alguma marca, identificado como anúncio, enquanto estava rolando o feed do Instagram ou do Facebook, então você já esteve frente ao trabalho do Facebook Ads. 

Em linhas gerais, a plataforma é o gerenciador de anúncios da rede de Mark Zuckerberg e  permite criar campanhas de acordo com o objetivo da sua marca. Os anúncios podem ser feitos em diversos formatos e são entregues de forma extremamente personalizada aos usuários. 

A entrega dos anúncios pode ser feita de acordo com o interesse do usuário em determinado assunto, pessoa, produto ou empresa. Isso torna todo o processo muito mais assertivo e impacta diretamente no aumento da base de clientes do anunciante. 

Além disso, o tráfego pago confere um controle maior do quanto está sendo gasto com publicidade e o quanto é retornado para o caixa da empresa. 

Então, para aproveitar essas e outras vantagens da plataforma, confira a seguir como utilizar a plataforma. 

Como usar o Facebook Ads?  

Apesar de não parecer, a interface do Facebook Ads é um tanto quanto intuitiva e, por isso, relativamente fácil de ser utilizada inicialmente. 

Nesse sentido, o primeiro que você tem que fazer é criar uma fanpage na rede, pois o perfil comum não conta com a funcionalidade Ads. Tendo sua conta criada, acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook e clique em ‘Criar um Anúncio’. 

Depois de clicar nesse botão, o primeiro a ser definido é o objetivo da sua campanha, podendo ser objetivos relacionados às vendas, consideração ou conversão. Escolha o que tem mais a ver com o seu atual objetivo e siga com a criação do anúncio. 

Em seguida, você será convidado à definir o orçamento a ser gasto na campanha, podendo ele ser calculado por meio de um investimento diário ou vitalício. No caso de escolher diário, o valor escolhido será  o teto máximo de gasto por dia. Por outro lado, na modalidade ‘Vitalício’,  o seu orçamento total é distribuído pelo período em que a campanha estiver ativa.

Depois do orçamento, partimos para a criação e segmentação do público. Você pode segmentar por meio de informações gerais como localidade, idade, gênero, até informações mais específicas, como interesses específicos em determinados assuntos, pessoas, marcas ou produtos. Nesse sentido, quanto mais segmentado for seu público, mais assertiva será sua campanha. 

Lembrando que essa configuração de público pode ser salva para que você utilize novamente em outras campanhas. 

Agora você deverá escolher o posicionamento do seu anúncio, ou seja, a localização dele para o usuário. Você poderá escolher entre: automáticos (o próprio Facebook define as melhores posições de acordo com o seu orçamento) ou manual (em que você mesmo escolhe os locais).

Em seguida, é hora de você de fato criar o conteúdo do seu anúncio, seja em imagem, vídeo, story ou carrossel. Para se inspirar, vale a pena utilizar a Biblioteca de Anúncios do Facebook e pegar algumas referências. Além disso, confira no tópico abaixo algumas dicas para sair na frente da concorrência quando se trata da criação de anúncios. 

Dicas para sair na frente

Independente de você estar começando agora ou já ter uma certa prática com os anúncios pagos, você precisa encontrar estratégias para se diferenciar em meio a um mar de outros anúncios. 

A verdade é que o segredo para esse destaque está na maioria das vezes na criatividade do seu anúncio. Se ele for verdadeiramente atrativo, então certamente as outras métricas e resultados também irão. 

Para isso, aposte em um design bem feito, imagens bem produzidas e que tenham a ver com o seu público alvo, aproveite assuntos do momento e referências ao que o seu público pode gostar e consumir. 

Também vale usar e abusar de estratégias como storytelling, para ‘contar histórias’ de forma atrativa, e copywriting para tornar suas chamadas para ação e legendas mais chamativas e convincentes. 

Ainda no contexto de potencializar seus resultados, valo estruturar toda a sua campanha em um documento em branco antes de lançá-la. Assim você poderá visualizar possibilidades e fazer ajustes antes mesmo de estar gastando dinheiro. 

Por fim, você deverá acompanhar de perto suas campanhas que estiverem ativas para mensurar e otimizar resultados. 

Análise de resultados 

A última dica para ter resultados com o tráfego pago é tão importante que separamos um tópico especial só para ela. Depois que o seu período de campanhas ativas estiver acabado, é hora de rever tudo e fazer melhor nas campanhas seguintes. 

Analise tópico por tópico da sua campanha, veja o que deu certo e o que deu errado e, se possível, deixe tudo isso registrado. Afinal, nem tudo o que dá certo para os outros, vai dar certo para você, então o certo mesmo é ter o seu próprio banco de possibilidades. 

Além disso, é importante destacar que apesar do tráfego pago constituir em uma grande possibilidade de retorno e maior alcance para o seu negócio, você precisa otimizar todo o seu processo de marketing digital. 

Desde o conteúdo orgânico até o tráfego pago, existe uma infinidade de possibilidades para você atrair potenciais clientes de forma efetiva e até para fidelizá-los a médio e longo prazo.

Nesse sentido, também vale terceirizar esse serviço para uma agência de marketing competente, como a Agência UK, que conta com anos de experiência no mercado e tem como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.

Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Facebook Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio crescer, enquanto seus anúncios rodam.

Para inaugurar essa nova fase do seu negócio, entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo: 

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