Facebook ads, Marketing digital

Facebook Ads Library: O que é e como usar a ferramenta para potencializar o seu negócio

Há não muito tempo atrás, se você queria saber mais sobre determinado assunto deveria buscar nos livros e o melhor lugar para fazer isso era em uma biblioteca. Os tempos mudaram mas as práticas de aprendizado não tanto. Os livros e ensinamentos foram transferidos para o meio digital e, com isso, novas ‘modalidades’ de bibliotecas foram sendo criadas. 

Um exemplo dessa evolução é o  Facebook Ads Library, a biblioteca de anúncios do Facebook, que armazena e disponibiliza para o público todos os anúncios que uma empresa ou pessoa tem veiculado de forma paga na rede social.

Como o próprio site cita:

A Biblioteca de Anúncios garante a transparência publicitária oferecendo uma coleção abrangente e pesquisável de todos os anúncios em veiculação nos aplicativos e serviços do Facebook, incluindo o Instagram.

  • Facebook Ads Library

Tal funcionalidade é fácil de ser utilizada e se mostra extremamente útil principalmente para quem quer fazer um estudo de concorrência. Então, confira nos tópicos abaixo como usar a ferramenta para potencializar o seu negócio.

  • Como surgiu o Facebook Ads Library?
  • Como acessar a plataforma
  • Principais funções da plataforma
  • Como usar a ferramenta para potencializar o seu negócio
  • Outras formas de potencializar o seu negócio 

Como surgiu o Facebook Ads Library?

A plataforma surgiu em resposta à polêmica relação entre anúncios do Facebook e as eleições de 2016 nos Estados Unidos. 

O caso ganhou repercussão mundial pelo uso indevido de dados por parte da empresa Cambridge Analytica. As dimensões ultrapassaram a esfera política e as investigações provocaram uma grande pressão no Facebook.

Desde então, a empresa se comprometeu em aumentar a transparência dos anúncios na plataforma e a Biblioteca de Anúncios se mostrou como um caminho para isso. 

Com isso, além do acesso livre a todos os anúncios veiculados em campanhas, os usuários também têm acesso aos dados de investimentos que campanhas políticas fizeram em anúncios do Facebook.

Outro ponto relevante de destacar no contexto do surgimento dessa plataforma é que o investimento em mídia paga nas redes sociais tem crescido nos últimos anos. Para se ter uma ideia, o primeiro trimestre de 2020 registrou aumento de 26% dos investimentos em anúncios pagos no mundo todo.

Como acessar a plataforma

O acesso à Ads Library é feito de forma simples por meio do site: www.facebook.com/ads/library/ , como cita o próprio site, “qualquer pessoa pode explorar a Biblioteca de Anúncios, com ou sem uma conta do Facebook. No entanto, para fazer uma denúncia de um anúncio e ver conteúdo adulto, você precisa ter uma conta e estar conectada.”

Sendo assim, basta acessar o site, escolher a categoria de anúncio que você quer pesquisar (todos os anúncios ou política) e na barra de pesquisa você pode digitar o nome do anunciante que quer monitorar. 

Além da pesquisa direta pelo nome do anunciante, também é possível filtrar os anúncios por localização e por plataforma (Facebook, Instagram, Messenger).

Por fim, ao entrar na plataforma, você também poderá visualizar se existem outras versões de um mesmo anúncio e há quanto tempo ele está sendo veiculado.

Principais funções da plataforma

Como você já deve ter entendido, a função central da plataforma é o acesso livre às campanhas de todos os anunciantes do Facebook, sem excessão. A partir do momento em que você subir uma campanha pelo Facebook ou Instagram Ads, em até 24 horas ela será disponibilizada na plataforma. 

O ponto é que esse acesso livre pode ser utilizado de forma estratégica na sua empresa. A ferramenta possibilita a execução de um benchmark, ou seja, um mapeamento efetivo do que os seus concorrentes estão fazendo na rede. 

Nesse sentido, uma das maiores possibilidades é o entendimento do caminho que os potenciais clientes podem passar. Ou seja, você poderá entender melhor o que vai acontecer com os leads depois que clicarem no anúncio e se isso tem sido efetivo ou não. 

Além dessas funções básicas, você pode ir além e utilizar a ferramenta para decolar efetivamente as vendas do seu serviço ou produto. Confira no tópico a seguir. 

Como usar a ferramenta para potencializar o seu negócio

Antes de acessar a Facebook Ads Library, te aconselho a mapear os seus principais concorrentes e as empresas do seu ramo que servem de inspiração para você. 

Tendo isso listado, faça a busca direta na plataforma e visualize todos os anúncios que estão sendo veiculados por lá. 

Observe a construção visual, cores e imagens utilizadas, músicas de fundo, textos, falas e tudo mais que puder te servir de referência para novos anúncios. Registre os pontos fortes e fracos de cada anúncio e passe a produzir os seus com base nisso. 

Nesse sentido, também vale registrar e se inspirar nos textos e chamadas para a ação mais eficientes e convincentes. Com isso você tem a chance de se colocar no lugar do seu lead e, assim, você pode acertar mais cedo do que as outras empresas. 

Outras formas de potencializar o seu negócio 

Como você viu, a Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma extensão do Facebook Ads que possibilita o alcance de cada vez mais resultados positivos com o marketing digital. Por isso, o ideal é que você utilize as duas plataformas de forma conjunta e estratégica. 

A verdade é que não existe maneira melhor de fazer isso senão por meio de uma parceria com uma agência de marketing competente, como a Agência UK. 

Contamos com anos de experiência no mercado e temos como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.

Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Google e Facebook Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio crescer, enquanto seus anúncios rodam.

Para inaugurar essa nova fase do seu negócio, entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo: 

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