Instagram ads, Marketing digital, Tráfego pago

O guia definitivo para vender maquiagem no Instagram

Foto bem produzida para um feed de vendas no Instagram

Tutoriais, blogueiras, milhares de marcas no mercado e bilhões de reais de faturamento. Essa é a realidade do setor de maquiagem no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar faturou R$ 35,276 bilhões em 2020. 

Além disso, uma pesquisa recente do site de descontos Picodi constatou que, em média, a mulher brasileira gasta 1.530 reais em maquiagem e cosméticos todos os anos. Tais dados constatam o aquecimento do mercado e demonstra a necessidade de variedade de fornecedores, produtos e marcas. 

Com isso, diversos profissionais de vendas, iniciantes ou não, tem buscado vender maquiagens em diversas plataformas. A plataforma que mais abraçou a venda, ou pelo menos o anúncio de produtos de maquiagem, foi o Instagram, rede que já coleciona 99 milhões de usuários ativos no Brasil. 

A quantidade de usuários, somada à recente possibilidade de exposição de catálogos e apresentação dos valores dos produtos, fez com que o Instagram se tornasse uma excelente e forte ferramenta para a venda de maquiagens. 

Então, se você quer aproveitar as vantagens dessa rede no mercado da maquiagem, confira nos tópicos a seguir o guia definitivo para vender maquiagem no Instagram:

  • Configure o Instagram;
  • Produza conteúdo inteligente;
  • Faça promoções exclusivas;
  • Utilize estratégias atuais.

Configurando o Instagram 

O primeiro passo para ter um perfil de sucesso para a venda de maquiagens no Instagram, é configurá-lo para a modalidade ‘comercial’. Se você ainda não tem uma conta, crie ela pelo aplicativo do Instagram, escolha um ‘@’ que tenha a ver com o seu negócio e selecione ‘conta empresarial’.

Por outro lado, caso já tenha um perfil pessoal, você também pode mudar a modalidade dele em: Configurações – Conta – Mudar tipo de conta – Mudar para conta empresarial, conforme mostra o print abaixo. 

Fonte: Instagram.

Esse passo é essencial para que você consiga usar as principais funcionalidades de vendas do Instagram, tais como:

  • Conhecer melhor o perfil dos seus clientes;
  • Ter acesso à métricas, visualizações de perfil e engajamento;
  • Possibilidade de ter um catálogo de produtos; 
  • Ter posts compráveis, ou seja, que encaminham diretamente para a página de compra;
  • E muito mais… 

Para ter os posts compráveis, você também precisa ter uma loja configurada no Gerenciador de Negócios do Facebook ou em uma plataforma aceita, como a Shopify. Essa facilidade permite que, ao clicar em um produto do post, o cliente seja encaminhado para a loja no Instagram e, em seguida, para a loja virtual para concluir a compra. 

Depois de ter essas configurações básicas ativadas, foque em alimentar o seu perfil com uma produção de conteúdo inteligente. 

Produza conteúdo inteligente

Pense no seu perfil como uma vitrine, então busque deixá-lo cada vez mais bonito e com a essência que você quer transmitir para seus clientes. Escolha uma boa foto de perfil, faça uma bio completa e atraente e deixe os destaques dos stories com as dúvidas mais frequentes e diferenciais mais atrativos que você tem. 

No seu feed, é importante destacar que o  Instagram é uma rede social muito mais visual do que textual, sendo assim, você precisa investir na qualidade das suas fotos e vídeos. Para isso, busque referências do que as marcas e produtores de conteúdo do seu nicho tem feito. 

Lembrando que o ideal é diversificar sua produção de conteúdo com fotos dos produtos, fotos das pessoas utilizando eles, prints de depoimentos, posts com dicas por escrito ou em vídeo, entre muitas outras possibilidades. 

Por falar em pessoas que utilizam seu produto, é essencial que você crie e divulgue depoimentos positivos das suas clientes. Para isso, faça um acompanhamento direto no pós-compra de forma que os comentários positivos, em texto, áudio ou vídeo, virem depoimentos para o seu perfil e os negativos sirvam de feedback para você melhorar o seu negócio. 

Nesse contexto, é importante destacar que você precisa pedir autorização das clientes, se possível por escrito,  antes de divulgar os depoimentos delas. 

Um outro caminho interessante também a ser seguido é a busca por influencers e micro influencers de maquiagem que podem divulgar a sua lojinha no Instagram e dar uma maior visibilidade para ela. 

Ainda no ramo de produção de conteúdo, você precisa interagir sempre que possível com seus seguidores, seja nos stories, comentários ou mensagens diretas. Para isso, promova o engajamento por meio de enquetes e posts que chamem para a participação da audiência. 

Faça promoções exclusivas

Ainda sobre a pesquisa feita pelo Picodi, 39% das mulheres afirmaram comprar um cosmético novo quando encontram uma promoção, enquanto apenas 32% só fazem a compra quando o produto acaba. 

Esses dados dão mais um direcionamento certeiro para quem quer vender maquiagens no Instagram: faça promoções! 

Nesse sentido, mesmo que você tenha outras plataformas de vendas, você deve pensar e estruturar ofertas e cupons exclusivos para quem acompanha o seu perfil no Instagram. Assim você aumenta o seu número de seguidoras e motiva as antigas a continuarem te seguindo para acompanhar as próximas promoções. 

Aqui também vale fazer promoções sazonais, ou seja, de acordo com a época do ano em que estamos, para aproveitar o aquecimento do comércio, como por exemplo: Promoção de batom no Dia do Beijo, promoção de kit de maquiagem no Dia dos Namorados, promoção de itens de cuidado com a pele para o Dia das Mães, Kit amigo oculto, para a época do Natal, e por aí vai. A sua criatividade é o limite e aqui mais uma vez cabe pesquisar o que a concorrência tem feito que deu certo. 

Utilize estratégias atuais

O Instagram é uma rede social em constante evolução e que oferece diversas possibilidades para quem quer se destacar. Nesse sentido, esteja sempre atenta aos formatos e assuntos do momento. 

Além disso, aposte em tutoriais de maquiagem feitos com os seus produtos e aproveite o formato de vídeo Reels (tendência atualmente no Instagram) para divulgar seu conteúdo e ter um alcance cada vez maior. 

Também vale criar um filtro para stories exclusivo de maquiagem, assim as pessoas postam fotos e seguem divulgando indiretamente sua marca e seu perfil. 

Por fim, para crescer no Instagram, considere investir em tráfego pago. Muitas vezes com pouco investimento você consegue um alto alcance de potenciais clientes. Estude essa possibilidade e considere contratar um profissional, nem que seja freelancer, para te ajudar nessa missão. 

Além disso, leve em conta que a venda é um processo vivo e precisa de melhorias constantes. Então, dedique com frequência um tempo para estudar melhor as possibilidades que o seu perfil no Instagram pode te oferecer. 

Nesse ponto, o que mais vale é aprender com os seus erros, olhar diretamente para as necessidades do seu público e analisar os pontos fortes e fracos da sua concorrência. 

Só de você ter acesso a esse blogpost, já mostra que você está no caminho certo para ter resultados cada vez melhores com a venda de maquiagens no Instagram. Então para continuar nele, confira esse blogpost sobre 5 dicas para crescer no Instagram de forma orgânica e potencialize cada vez mais os seus ganhos.