Marketing digital, Tráfego pago

5 dicas para vender mais na Hotmart

Tela do Hotmart
Foto: Divulgação Hotmart.

A internet revolucionou nossas formas de lazer, trabalho e estudo. Com a pandemia, esse movimento se intensificou e tudo o que o ser humano um dia já pensou em fazer, hoje pode ser resumido a uma tela.

Tratando de forma específica do universo educacional, cada vez mais plataformas se desenvolveram de forma a oferecer o melhor conteúdo, no melhor formato possível a quem se interessa por ‘aprender online’. 

Esse foi o caso da Hotmart, uma plataforma voltada para rentabilizar a produção de conteúdo, como o próprio site diz. 

Fundada em 2011, por João Pedro Resende e Mateus Bicalho, CEO e COO, a empresa já é líder em seu segmento e assume a máxima de que todo produto digital, seja ele um curso, workshop, treinamento, palestra, entre tantos outros formatos, tem potencial de se tornar um negócio de verdade.

Com a ideia de otimizar  os rumos da educação online, a empresa brasileira já alcançou resultados estratosféricos, em acessos e em faturamento. De acordo com dados da plataforma, atualmente ela conta com mais de 29 milhões de usuários, mais de 420 mil produtos cadastrados e mais de 188 países usando a Hotmart. 

Com isso, a plataforma se mostra como uma excelente oportunidade de crescer e escalar pequenos negócios e influenciadores. Se você busca seguir por esse caminho, confira nos tópicos abaixo 5 dicas para vender mais na Hotmart:

  • Como começar a vender na Hotmart? 
  • Vantagens de vender na Hotmart
  • #01 Analise a concorrência
  • #02 Utilize a estratégia de afiliados 
  • #03 Acompanhe o Hotmart Analytics 
  • #04 Foque no contato com o público 
  • #05 Invista em tráfego pago

Como começar a vender na Hotmart? 

A interface da plataforma é intuitiva, de forma que não tem muitos detalhes na hora de se tornar um vendedor ou produtor de conteúdo. 

Basta seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o site  www.hotmart.com;
  2. Aperte o botão Começar um negócio digital
  3. Preencha as informações conforme aparecem na tela; 
  4. Selecione a opção Vender Produtos
  5. Aceite os termos de uso; 
  6. Clique em Continuar;
  7. Crie o seu produto do zero dentro da plataforma ou filie-se a um produto já preexistente. 

Depois de seguir esses passos, você deverá se certificar que pelo menos a parte inicial do seu curso esteja no ar. Por fim, é hora de focar em contar para o mundo o quão incrível o seu produto é e focar em potencializar suas vendas. 

Vantagens de vender na Hotmart

Antes de ficar por dentro das dicas para vender mais na Hotmart, é preciso entender as potencialidades que a plataforma traz. 

Uma das primeiras e maiores vantagens é o alcance da plataforma. Conforme destacamos nos dados da introdução, a Hotmart permite vendas em todo o mundo, em qualquer país e em qualquer moeda. 

Além disso, entra em jogo também uma excelente estrutura de armazenamento de informações e conteúdos e uma solução exclusiva para pagamentos online, dentro e fora do Brasil. 

Outras grandes vantagens são:

  • Entrega de forma automática dos conteúdos aos compradores;
  • Distribuição e pagamento de comissões de parceiros de divulgação (Afiliados) automaticamente;
  • Ferramentas e relatórios para administrar vendas e produtos;
  • Opções avançadas para configurar sua página de vendas de acordo com os interesses de seu comprador, aumentando as taxas de conversão.

Tais diferenciais contribuem para que o número de usuários da Hotmart continue crescendo dia após dia. Então, para surfar nesse mar de oportunidades, confira abaixo as 5 dicas para vender mais na Hotmart!

#01 Analise a concorrência

Para vender melhor, a primeira coisa que você tem que ter em mente é que não existe nenhum negócio que tenha crescido sem olhar para o que a concorrência estava fazendo e não poderia ser diferente com o seu produto na Hotmart. 

Antes mesmo de começar a divulgar o seu trabalho, você precisa entender o que seus concorrentes fizeram e aplicaram que deu certo ou errado. Em cima disso, você deve determinar os seus diferenciais e estudar abordagens de público mais efetivas. 

Paralelo a esse estudo de concorrência, você deve ficar sempre atento e atualizado com relação às ferramentas, soluções tecnológicas e estratégias que surgem com enorme rapidez no mercado. Afinal, quem souber aplicá-las da forma correta, sai na frente. 

Para seguir essa constante atualização, busque conteúdos, perfis nas redes sociais, materiais e até cursos gratuitos que abordam essas constantes mudanças, em especial no universo do marketing digital. 

#02 Utilize a estratégia de afiliados 

Uma outra estratégia para que seu produto alcance cada vez mais adeptos, é investir no marketing de afiliados. Esse modelo funciona de forma simples: o afiliado, em linhas gerais, é a pessoa que vai ‘revender’ o seu produto e ganhar um percentual de comissão predeterminado, em cima do que for vendido.  

Tal prática acontece por meio da divulgação de hotlinks, ou seja, o link de divulgação do produto que o afiliado deve receber para divulgar e gerar mais vendas. De forma que a própria plataforma reconhece qual cliente comprou de qual vendedor.

Com isso, você consegue criar uma ‘equipe’ que tem como única preocupação a venda e divulgação do seu produto. Se você quer aderir a essa estratégia, aqui vão algumas dicas para passar para os afiliados do seu produto: 

  • Divulgar o hotlink nas redes sociais pessoais de cada um, seja por meio de mensagens, link na bio, entre outros meios;  
  • Participar de grupos no WhatsApp, Telegram e Facebook, relacionados ao assunto do curso;
  • Criar um perfil profissional nas redes sociais, específico para o negócio online;
  • Publicar o hotlink na descrição de vídeos no YouTube relacionados ao tema. 

#03 Acompanhe o Hotmart Analytics 

Na internet não existe evolução sem análise de métricas e com a Hotmart, não poderia ser diferente. 

O Hotmart Analytics consiste em uma ferramenta gratuita que permite a avaliação de métricas da sua página de vendas, checkout e site, além de coletar informações para segmentar ações. 

Com essa ferramenta, você pode saber especificamente: o número de visitantes da página do produto; o perfil geral do público; a taxa de vendas; as conversões (ou seja, quais anúncios pagos se converteram em vendas); quais canais trazem mais retorno, entre outras funcionalidades. 

Tais estatísticas são facilmente acessíveis em cada guia da plataforma e podem guiar toda a sua estratégia de vendas de forma mais direta e assertiva. Elas estão distribuídas na dashboard do Analytics nas seguintes abas:

  • Home: nesta aba você pode encontrar os números gerais e mais relevantes do seu produto, tais como número total de visitantes, quais são as páginas mapeadas pelo código.
  • Segmentações: já nessa aba, é possível ver, de forma segmentada como diz o nome, quais são os públicos e comportamentos que geram mais vendas. Aqui você pode descobrir por exemplo se seu público é majoritariamente composto por homens ou mulheres, jovens ou idosos.
  • Páginas: na seção Páginas, você pode acessar métricas de conversão e uso de cada página rastreada pelo código. Ou seja, pode saber quantos clientes vieram de cada página de vendas que você criou. 
  • Conversões: nessa aba, você pode conferir uma listagem das conversões de cada parâmetro dos seus hotlinks.
  • Visões de Produto: nesta seção, a Hotmart disponibiliza o acesso de todos os dados do seu negócio para que você consiga tomar as decisões certas e cresça o seu negócio online cada vez mais rápido.

O acesso ao Analytics é feito por meio da adição de um código à página de vendas em que o produto é anunciado. 

Caso queira saber de forma mais específica como aderir e aproveitar essa funcionalidade, clique aqui para acessar um webinário sobre o assunto que a própria Hotmart publicou. 

#04 Foque no contato com o público 

Uma boa alternativa para quem busca ter um produto ou serviço com mais destaque é investir em um perfil no Instagram. 

Essa página, além de servir de perfil para as campanhas de tráfego pago, pode alimentar o seu público com conteúdo gratuito de qualidade, antes mesmo que eles recebam o conteúdo pago. Nesse contexto, o pensamento do seu público deve ser ‘se o conteúdo gratuito é bom assim, imagine o pago’. 

Ao optar por essa estratégia, você deve deixar o perfil com a ‘cara’ do seu negócio, por meio de uma foto de perfil atrativa e uma bio que destaque as melhores vantagens do seu produto na Hotmart. 

No seu perfil também vale destacar depoimentos de clientes que já compraram de você. Na maioria das vezes, são eles quem comprovam que o seu produto é de fato bom! 

Além disso, de nada adianta usar todas as ferramentas de vendas disponíveis na internet, se não consegue atender seus clientes de maneira rápida e completa. 

Por isso, organize sua rotina e seus colaboradores para atender e responder as dúvidas de forma clara, personalizada e educada. 

Nos momentos de interação com o público, é muito importante ser simpático e pessoal, se possível chamando a pessoa pelo nome. Além disso, as informações precisam ser passadas de forma direta e objetiva com relação às vantagens e detalhes do seu produto ou serviço. Tal conduta reflete a forma como veem a sua empresa e evita que expectativas sejam frustradas. 

Só para você ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela empresa Glance, são necessárias 12 experiências positivas para compensar 1 experiência negativa não resolvida. Com certeza, essa insatisfação pode ser amenizada por meio de um bom atendimento! 

Nesse sentido, vale a pena fazer um documento com as dúvidas mais comuns, para deixá-las mais acessíveis e responder tudo de prontidão. 

Outras dicas para melhorar o seu atendimento nas vendas são: a clareza com relação aos canais de comunicação e horários de atendimento e a utilização de plataformas que integram um chat na sua página e permitem contato mais direto com os potenciais clientes. 

#05 Invista em tráfego pago

A menos que você tenha um perfil grande em alguma rede social ou seja muito reconhecido na sua área, o melhor caminho para potencializar as suas vendas é o tráfego pago. 

Isso porque essa possibilidade oferece bons resultados a curto prazo e de forma mais mensurável. Por isso, essa se mostra uma excelente possibilidade para os iniciantes e para quem quer crescer ainda mais na internet. 

Não à toa, esse mercado movimenta, de acordo com o estudo Digital AdSpend, em 2020, a publicidade digital movimentou R$ 23,7 bilhões, um crescimento de 48% em dois anos. Segundo o mesmo estudo, o número de anunciantes investindo nos canais digitais cresceu em 57%.

Com base nesses dados, é importante destacar que quanto mais anunciantes existirem, menor são as suas chances de vender algum produto de forma orgânica. 

Para entrar de cabeça no mundo do tráfego, você precisa ter em mente que as maiores e melhores plataformas de tráfego pago, do ponto de vista do alcance, são o Google e o Facebook Ads. Você pode ter mais detalhes sobre essas plataformas no nosso guia completo e definitivo sobre gestão de tráfego online.

Além disso, ao contrário do que se pensa, não é preciso muito para começar a investir em tráfego pago. Na verdade, a quantidade de investimento tem relação direta com o seu segmento de mercado e o seu atual momento de negócio. 

A verdade é que não existe regra para quanto se deve investir em tráfego pago. Apesar disso, algumas pessoas recomendam que se invista até 10X o valor do seu ticket médio por mês.

De qualquer forma, é importante destacar que quanto mais você investir de forma estratégica, maior será o seu retorno. 

Caso você ainda não se sinta seguro em investir e administrar o seu tráfego pago por conta própria, vale terceirizar essa função para uma agência de marketing digital. 

Nesse contexto, vale destacar que a Agência UK conta com anos de experiência no mercado e tem como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.

Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Google e Facebook Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio crescer, enquanto seus anúncios rodam.

Para inaugurar essa nova fase do seu negócio, entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo: 

DF – (61) 3542-6851

SP – (11) 4200-3019

RJ – (21) 4042-2518

WhatsApp: (61) 99555-2853