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4 passos para vender Ebook pelo Instagram

Mulher sorrindo com a sua primeira venda de ebook no Instagram

Todo mundo já está cansado de saber que o livro passou por diversas mudanças ao longo da história e acompanhou sempre os dispositivos considerados mais modernos. Nesse contexto, o primeiro livro do mundo que se tem registro é um conjunto de trechos de poemas sobre um rei da Mesopotâmia e foi escrito em cerâmica e pedra. 

Já no século XV, a humanidade viveu a invenção da prensa de Gutenberg, tornando possível a impressão do primeiro livro do mundo: a Bíblia.

De lá para cá, muita coisa mudou e a plataforma mais aceita para os diversos tipos de texto produzidos pela humanidade passou a ser o computador, ou qualquer dispositivo digital. 

Com isso, em 1993 surgiu o Ebook, ou melhor, livro digital. Seu formato embrionário foi publicado por Peter James em dois disquetes, e a obra foi tratada como “o primeiro romance eletrônico do mundo”.

O princípio continuou, mas o acesso aos ebooks tem sido cada vez mais difundidos nos mais variados dispositivos eletrônicos da atualidade. O formato ganhou a graça do público por ser de fácil acesso, rápido de ler, versátil para qualquer assunto, completo em conteúdo e com a grande vantagem de trazer inúmeras imagens e links sem a necessidade do custo por impressão. 

Sobre a popularidade do Ebook, a pesquisa Content Trends 2017, realizada pela empresa Rock Content, constatou que esse formato é o preferido das empresas para se usar na captação de novos clientes (48,5%). O dado mostra o interesse comercial e uma demanda em potencial por esse tipo de conteúdo. 

Nesse sentido, existem diversas formas de comercializar o Ebook e as redes sociais tem se mostrado um bom caminho para isso. Em especial o Instagram, uma das redes sociais com o maior engajamento nos últimos anos, segundo o portal Oberlo.

Então, para aproveitar as vantagens deste formato e desta rede, confira nos tópicos abaixo 4 passos para vender Ebook pelo Instagram:

  • #01 Como produzir um ebook? 
  • #02 Escolha uma plataforma de hospedagem 
  • #03 Vendendo no Instagram 
  • #04 Diversifique as formas de divulgação 

#01 Como produzir um ebook? 

Por mais óbvio que pareça, o primeiro a se fazer é escolher um tema. Se você ainda não tem nada em mente, pesquise em plataformas de tendências, como o Google Trends, os temas que têm sido mais buscados na internet. Assim você tem a possibilidade de aproveitar a popularidade de um assunto e já mirar em um alto alcance do seu conteúdo. 

Tendo o tema em mente, certifique-se de ter autoridade suficiente para escrever sobre ele. Comece a pesquisar livros, links e produtores de conteúdo que falem sobre o assunto para embasar o seu ebook. Depois de reunir todo o embasamento, é hora de colocar a mão na massa e escrever. 

Caso não tenha prática com a escrita, estude a possibilidade de contratar um redator freelancer, ou pelo menos um revisor de texto, que possa dar uma olhada depois que o seu trabalho estiver pronto. 

No momento da escrita, considere escrever em parágrafos curtos, com vários tópicos e imagens, para tornar a leitura por computador, tablet ou smartphone facilitada e dinâmica. 

Depois do texto pronto, comece a imaginar qual ‘cara’ deverá ter o seu ebook. Pense nas cores e elementos que tenham a ver com o seu tema e parta para a diagramação.

Esse é o processo de tornar o seu texto visual e mais atrativo ao público. Aqui cabe também contratar um profissional de design ou apostar em plataformas de designs prontos, como o Canva

Depois de ter seu arquivo pronto e fechado em PDF, é hora de escolher a ‘casa’ do seu Ebook. 

#02 Escolha uma plataforma de hospedagem 

Para que as pessoas tenham acesso a sua ‘obra literária’ ela precisa estar localizada em algum lugar. Isto é, algum site, plataforma que disponibilize um link para você divulgar em outros lugares. 

Atualmente existem diversas possibilidades para fazer essa hospedagem inclusive em sites grandes, como a Amazon, pelo Kindle Direct Publishing

Além disso, você pode optar por incluir o seu ebook em uma Landing Page (página de vendas), em um site, um blog, ou até em plataformas de armazenamento na nuvem, como o Google Drive

Caso escolha esse último, lembre-se de liberar o link somente com acesso de visualização, para evitar que as pessoas façam alterações no seu arquivo. 

#03 Vendendo no Instagram 

Partindo agora para a sua plataforma de vendas, antes de mais nada você precisa criar um perfil no Instagram voltado exclusivamente para o assunto do seu Ebook, para que você capte e engaje o seu público-alvo de forma mais assertiva. 

Depois de ter o seu perfil criado, escolha uma boa foto de perfil, faça uma bio completa e atraente com o link de vendas nela e deixe os destaques dos stories com as dúvidas mais frequentes e diferenciais mais atrativos que você tem. 

Além disso, estruture sua produção de conteúdo de forma que consiga mesclar entre posts de vendas e posts com conteúdo gratuito. Uma sugestão de proporção é de que a cada 7 posts que você fizer, pelo menos 2 devem ter uma chamada para a compra do seu ebook, indicando quanto ele custa e como ele pode ser adquirido. 

Ainda sobre produção de conteúdo, lembre-se de diversificar os formatos possíveis, incluir fotos da capa do seu ebook, trechos relevantes que gerem curiosidade, prints de depoimentos de pessoas que já o leram, posts com dicas por escrito ou em vídeo, entre muitas outras possibilidades. 

Aqui também vale destacar quantas pessoas já adquiriram o ebook e até divulgar o grau de satisfação delas com o produto. 

#04 Diversifique as formas de divulgação 

Não se limite somente à divulgação pelo Instagram. Para o seu Ebook ganhar alcance, ele precisa chegar a cada vez mais pessoas e isso só será possível com a diversificação das suas formas de divulgação. 

Nesse sentido, vale você apostar em uma estratégia de tráfego pago no Google, Facebook e Instagram Ads, de forma que você consiga alcançar cada vez mais pessoas em cada vez menos tempo. Com poucos reais por dia você consegue um bom alcance. 

Ao fazer captação de potenciais clientes, por meio de uma Landing Page, por exemplo, você tem a chance de conseguir o e-mail desses clientes e divulgar seus produtos direto na caixa de entrada também. 

Ainda nessa onda de divulgação em massa, você também pode tentar parceria com outros portais ou influencers do seu meio para divulgarem o seu ebook. Isso certamente dará uma ‘boa fama’ à ele. 

Por fim, estude o que sua concorrência tem feito e estude seus resultados para melhorar seu processo de venda de ebook pelo Instagram cada vez mais otimizado. Para ficar sempre por dentro de todas as novidades do mundo do marketing digital, continue acompanhando nosso blog!