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4 dicas para vender roupas no Instagram

Tela de feed no instagram

Com a pandemia, milhões de empresas precisaram migrar seus modelos de negócio para o universo digital. Nesse meio, as possibilidades são diversas e algumas plataformas se destacam quando se trata de alcance de público e possibilidade de aumentar as vendas. 

O Instagram é uma dessas plataformas, por oferecer a possibilidade de produção de conteúdo, atrelada a um catálogo virtual, interação com o público, entre muitas outras possibilidades. 

Nesse contexto, uma pesquisa recente do Centro Regional de Estudos do Brasil constatou que 78% das empresas brasileiras estão presentes em pelo menos uma mídia social e, dentro dessa porcentagem, 57% estão conectadas apenas e exclusivamente para realizar vendas online. 

Partindo para a realidade do Instagram, uma pesquisa do próprio app, revelou que:

  •  90% das pessoas segue, pelo menos, uma marca comercial; 
  • 83% das pessoas usam o Instagram para avaliar produtos e marcas antes de comprar e
  • O Instagram é responsável por 70% das vendas realizadas pelas redes sociais.

Com dados tão atrativos, fica praticamente impossível que alguma marca queira ficar de fora das vantagens do Instagram. Mas para aproveitá-las da melhor maneira possível e se destacar em meio a tantas outras marcas, é preciso adquirir um bom conhecimento. Por isso, confira nos tópicos abaixo 4 dicas para vender roupas no Instagram:

  • #01 Organize seu perfil 
  • #02 Defina sua identidade visual 
  • #03 Produza conteúdo relevante 
  • #04 Se inspire! 
  • Dica bônus: invista em tráfego pago! 

#01 Organize seu perfil 

Antes de estruturar suas vendas pelo Instagram, considere fazer um perfil profissional no app, para não misturar seus conteúdos pessoais, com as suas vendas. 

Já na criação do seu perfil, voltado unicamente para as vendas, considere escolher a modalidade de perfil comercial. Essa modalidade  possibilita a criação de um catálogo virtual, que mostra imagens e valores dos produtos.

Depois de criado, você deverá investir em uma boa foto de perfil e que remeta ao seu ramo de venda de roupas, ou até mesmo a logomarca da sua loja. A bio também deve ser completa, sucinta e descrever o seu trabalho e, se possível, seu principal diferencial. 

O ideal é que você faça uma descrição em tópicos, seguida de uma chamada para o famoso ‘link da bio’, onde você deverá colocar o seu link para um WhatsApp, página de ecommerce, entre outras coisas que você considerar relevante. 

Depois de configurar as informações gerais do seu perfil, comece a pensar na parte visual da sua ‘vitrine virtual’.

#02 Defina sua identidade visual 

A venda de roupas envolve muitos elementos visuais, por isso, faça uma curadoria inteligente de conteúdo, com base na sua identidade visual. 

Pesquise outras marcas que fazem um modelo de comunicação que você quer seguir e registre suas ideias em um banco de ideias para colocá-las no ar aos poucos. 

Lembre-se de que essa identidade deve conter as principais cores que você vai usar no seu perfil; qual estilo de fotos você pretende fazer; quais elementos gráficos e fontes de texto você vai usar nas suas artes e quais referências visuais irá utilizar.

Nesse ponto vale a pena, estudar um pouco de branding para definir de modo ainda mais profundo a personalidade que você quer dar à sua marca e explorar plataformas gratuitas de design, como o Canva.

#03 Produza conteúdo relevante 

O algoritmo do Instagram é movido a conteúdos relevantes, então estude o que é tendência no seu meio e tente validar suas ideias antes de ir ao ar. Além disso, ao fazer um calendário de conteúdo, lembre-se de que é bom manter uma frequência de postagem, mas a prioridade deve ser a qualidade e não quantidade dos conteúdos. 

Você também deve explorar os formatos possíveis no Instagram e dar preferência sempre aos vídeos, pois eles costumam ter um alcance maior. Experimente fazer vídeos de dicas de moda, tendências, looks, depoimentos de clientes, imagens das suas clientes utilizando o seu produto, entre outros. 

Para as artes gráficas, deixe os avisos sobre promoções, sorteios, entre outros conteúdos mais textuais do que visuais, mas claro, sem fugir da identidade visual que você estabeleceu. Já para os stories, deixe as novidades mais quentes, rotina da loja, bastidores de ensaio, envio de pedidos e enquetes que tenham a ver com o seu trabalho. 

Em meio a essa infinidade de formatos, o seu foco principal deverá ser engajar os usuários, então sempre que possível os motive a comentar, salvar e curtir as suas publicações. Assim o Instagram considera que o seu conteúdo é relevante e o entrega para cada vez mais pessoas.  

#04 Se inspire! 

Já dizia o ditado: nada é criação, tudo é inspiração! Então, nada mais justo do que você se inspirar em outras marcas para decidir o que você quer ou não quer fazer no seu perfil. 

Nesse sentido, vale desde marcas grandes, até empresas que têm o mesmo tamanho da sua. Vale também pesquisar marcas de outros segmentos que não têm relação direta com as roupas que você vende,  mas que podem te dar alguma ideia válida. 

Observe as poses nas fotos, tratamento das imagens, padrão de escrita nas legendas, estratégias de divulgação, cores e fontes utilizadas. Tudo isso é essencial para que você consiga formular como será o posicionamento da sua marca no Instagram.

Confira aqui algumas marcas que vale a pena você acompanhar para se inspirar:

Dica bônus: invista em tráfego pago! 

As estratégias para alcançar o seu público para a venda de roupas de forma ‘não paga’ podem ser complexas e mais trabalhosas.

 Uma alternativa a esse formato para conseguir clientes é o tráfego pago, que oferece bons resultados a curto prazo e de forma mais mensurável, se mostrando assim uma excelente alternativa para quem quer vender roupas no Instagram. 

Atualmente as maiores e melhores plataformas de tráfego pago, do ponto de vista do alcance, são o Google e o Facebook Ads, que também comporta a plataforma de anúncios para o Instagram. 

Nessas plataformas, a segmentação de público é detalhada e, dependendo do seu público, o alcance pode ser ainda melhor. Além disso, a entrega dos anúncios aos seus clientes em potencial é feita com base em um inteligente cruzamento de dados feito por inteligências artificiais. 

Ainda assim, elas dependem de um humano para fazer uma gestão inteligente de recursos. Nesse contexto, vale você pensar em estudar a fundo esse universo ou até terceirizar seu tráfego para um profissional ou uma empresa. Nós da Agência UK podemos te ajudar com isso! 

 Contamos com anos de experiência no mercado e temos como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.

Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Google e Facebook Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio crescer, enquanto seus anúncios rodam.

Para inaugurar essa nova fase do seu negócio, entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo: 

DF – (61) 3542-6851

SP – (11) 4200-3019

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