As redes sociais vieram para ficar e transformaram todo o nosso entendimento de mundo. Hoje em dia, as telas de smartphones e computadores podem servir para trabalho, lazer, exercício, estudo e até pesquisa por serviços essenciais, como dentistas.
Nessa nova onda, os profissionais precisaram se reinventar para ter um destaque cada vez maior na rede. Para auxiliar essa demanda, surgiram novos segmentos do marketing, como o marketing odontológico.
Tal segmento é focado justamente em entregar soluções para destacar dentistas, consultórios e clínicas odontológicas em plataformas virtuais, com o objetivo final de captar e fidelizar clientes.
Esse destaque é essencial, visto que, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 2010 o Brasil abrigava o maior número de dentistas no mundo. Aproximadamente, 1 em cada 5 dentistas do mundo inteiro estava no território brasileiro.
Essa enorme concorrência constata a necessidade de ganhar destaque nos meios de comunicação, para conquistar cada vez mais clientes e não ser engolido por um mercado saturado.
Além disso, a pesquisa Jornada Digital do Paciente, realizada pelo portal Minha Vida, constatou que 94% das pessoas procuram informações sobre saúde na internet pelo Google ou sites especializados.
Em uma equação fácil, quem não souber usar as ferramentas digitais vai perder destaque, clientes e, consequentemente, lucro. Então, para não ficar de fora dessa tendência, confira os tópicos abaixo.
As vantagens de investir em Marketing Odontológico
Conforme citado anteriormente, a maior vantagem do marketing odontológico é de fato vencer a concorrência por meio de estratégias que proporcionam um maior alcance de potenciais clientes.
Tais estratégias, se utilizadas da forma correta, são capazes inclusive de fidelizar clientes, diminuindo a saída deles e contribuindo para um fluxo de caixa mais consistente.
Esse aspecto é essencial, visto que o serviço de dentista é uma necessidade constante, ou seja, não é algo que você vai uma vez e tem certeza de que não vai precisar nunca mais. Então, se os seus clientes não voltam mais, certamente procuraram outro profissional.
Mais uma vantagem, é que com um marketing bem feito, os potenciais clientes e até os profissionais da área passam a ter o dentista em questão como uma referência na área.
Por fim, ao investir na comunicação da clínica ou consultório odontológico, o profissional tem a chance de mostrar seus diferenciais e permitir que as pessoas entendam a qualidade do serviço dele antes mesmo do atendimento.
Como fazer um bom marketing odontológico?
Agora que você tem em mente as principais vantagens de investir em marketing odontológico, vamos apresentar aqui as principais estratégias que você pode utilizar nesse contexto.
A primeira delas é cadastrar o seu consultório ou clínica no Google Meu Negócio, a plataforma do Google voltada para negócios locais. Com ela, o seu negócio pode aparecer no Google gratuitamente com a exibição de avaliações dos clientes, fotos do local, informações gerais, faixa de preço, endereço, horário de funcionamento e telefone.
Só de aparecer como resultado do Google, você já pode ganhar um bom destaque. Para ter uma ideia, de acordo com o Google Trends, plataforma de monitoramento de buscas do próprio Google, a busca pelo termo ‘Dentista’ aumentou em aproximadamente 47% de 2015 para 2020.
Então, crie agora mesmo o seu perfil e busque as melhores formas de se tornar um dos primeiros resultados nas buscas do Google.
Outro ponto a ser considerado no marketing odontológico é que você deve facilitar o contato do paciente com você. Então deixe o seu telefone fixo e WhatsApp em evidência no Google Meu Negócio, nas suas redes sociais e materiais offline, caso você tenha.
Além disso, tenha certeza de que você terá uma equipe especializada e disponível para atender o telefone e responder as mensagens de WhatsApp. Afinal, de nada adianta deixar o seu telefone em evidência se quando os clientes ligam não são atendidos.
Você também pode se inscrever em alguns portais de busca por dentistas. Em uma rápida pesquisa no Google, você pode encontrar alguns deles e já fazer o seu cadastro para ganhar mais destaque o quanto antes.
Agora se você busca algo mais assertivo e com maior controle sobre o alcance de clientes, vale investir em plataformas como o Google e o Facebook Ads. Por meio dos anúncios online, você pode conseguir bons resultados, mesmo com baixos investimentos. Mas lembre que quanto mais investir, mais altos serão os retornos.
No caso de investir em plataformas de anúncios, vale você sentar com toda a equipe e desenhar um plano de marketing completo para o consultório que contemple desde a captação até a fidelização de clientes.
Inclusive, tanto para a conversão quanto para a fidelização, vale investir no envio de e-mails marketing e mensagens no WhatsApp, de forma que o potencial cliente não ‘esqueça’ de que você tem a solução para o problema dele. Mas tudo isso sem deixá-lo desconfortável ou enfadado com o seu conteúdo.
E por falar em conteúdo, um caminho para você ter resultados a longo prazo é a produção de conteúdos em redes sociais como, o Instagram, de forma a se tornar uma autoridade por meio do marketing de conteúdo.
Nesse sentido, antes de começar a produzir conteúdo, vale monitorar a sua concorrência e entender as estratégias de conteúdo que ela está utilizando.
Por fim, foque em pensar na experiência completa do atendimento do seu cliente, desde a recepção até o consultório, de forma que ele fique encantado, queira voltar mais vezes e ainda indique o seu negócio, por meio do famoso marketing ‘boca a boca’.
Fique atento ao CFO!
Além de seguir as estratégias listadas no tópico acima, você deve considerar as restrições e recomendações do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Código de Ética Odontológica.
Nesse contexto, cabe destacar aqui um dos temas mais polêmicos: a divulgação de fotos de antes e depois dos pacientes. Essa conduta, apesar de não aconselhável, é liberada, mas com algumas restrições que devem ser checadas diretamente no site do CFO.
O CFO também proíbe a divulgação dos valores e formas de pagamento dos procedimentos em qualquer tipo de anúncio. Essas informações só podem ser passadas por meio de algum contato direto com a clínica.
Também não é permitida a divulgação de descontos ou oferta de troca de favores ou cartões fidelidade para atrair novos pacientes. O entendimento do Conselho é de que essas ações podem configurar em uma concorrência desleal com os demais consultórios e clínicas.
Melhores ferramentas para a sua clínica/consultório
Hoje em dia temos aplicativo para tudo e não poderia ser diferente com as ferramentas de marketing odontológico. Então, confira abaixo alguns apps gratuitos que separamos por categoria para te auxiliar nessa jornada.
Edição de fotos e vídeos
Softwares de gestão de clínicas odontológicas
Automação de e-mail marketing
Criação de sites e blogs
Portais de buscas por dentistas (versões pagas e gratuitas)
Gerenciamento de equipe e produtividade
Conte com a ajuda de especialistas!
Enquanto você dá o seu melhor no cuidado dos dentes dos pacientes, que tal deixar outras pessoas darem o melhor no seu marketing odontológico? Nós da Agência UK podemos te ajudar com isso!
Contamos com anos de experiência no mercado e temos como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.
Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Google e Facebook Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio crescer, enquanto seus anúncios rodam.
Para inaugurar essa nova fase do seu negócio, entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo:
DF – (61) 3542-6851
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