Marketing digital, Tráfego pago
Há não muito tempo atrás, você deve ter escutado por aí algo sobre as ‘profissões do futuro’. Pois bem, ao que tudo indica o futuro chegou e com ele surgiram novas funções, novas necessidades de mercado, novas competências e novas plataformas para serem monitoradas.
Com isso, podemos dizer com toda a certeza que a profissão de gestor de tráfego é uma dessas ‘do futuro’.
Atualmente existe uma altíssima demanda por esse profissional no mercado, simplesmente pelo fato da divulgação e a rentabilidade de uma empresa depende desse profissional.
Apesar dessa enorme importância, nem todo mundo está familiarizado com o termo, ou já até ouviu falar, mas não sabe efetivamente o que faz um gestor de tráfego e, muito menos, como contratar um.
Por isso, reunimos neste post as informações mais importantes para quem busca saber o que faz e como contratar um bom gestor de tráfego pago! Confira nos tópicos a seguir.
O que faz um gestor de tráfego?
Sabe quando você está rolando o feed do Instagram ou vendo um vídeo no YouTube e aparece um anúncio com aquele tênis que você estava pesquisando semana passada? Então! O gestor de tráfego pago é responsável por isso acontecer.
Atualmente existe uma infinidade de plataformas de anúncios que possibilitam a veiculação deles nas redes sociais, em redes de buscas, sites parceiros, aplicativos, entre outros.
E ao contrário do que se pode pensar, não são somente os ‘robôs’ e algoritmos que trabalham nessas plataformas. Os gestores de tráfego são os responsáveis inclusive por indicar as melhores plataformas ads para cada tipo de negócio.
O gestor também é responsável por criar e gerenciar campanhas de anúncios, por meio de um estudo detalhado das plataformas e o investimento adequado em cada uma delas.
Além disso, ele acompanha a performance de cada um dos seus anúncios e, de forma estratégica e criativa, propõe alternativas para que você alcance cada vez mais clientes, pagando cada vez menos.
Procure nos lugares certos
Pela complexidade dessa função e os diversos detalhes que as plataformas possuem, você já deve saber que não é qualquer um que consegue fazer e acompanhar uma campanha de anúncios da forma correta. Daí vem a importância de você buscar esse profissional nos lugares certos.
Nesse contexto, a primeira coisa que você deve fazer é buscar indicações, entre seus amigos, colegas da sua área e até familiares. Por mais que nem todos conheçam um gestor de tráfego, todos podem conhecer ‘alguém que conhece’ um gestor de tráfego. Além disso, uma indicação de alguém confiável é a maior prova de que o serviço de alguém é bem feito.
Depois de recorrer à sua rede de networking, é hora de consultar as plataformas de recrutamento de profissionais.
Existem plataformas recomendadas para cada tipo de contratação, então considere essa variável na sua busca. Para encontrar um freelancer, você pode buscar plataformas como 99freelas, Workana, VinteConto, Trampos.co, entre outras.
Uma outra maneira de conseguir profissionais que trabalham de forma autônoma é entrando em grupos da profissão no Facebook, WhatsApp e Telegram. Assim você consegue divulgar sua vaga e ainda ter uma relação mais direta com profissionais da área.
Já se você quer um profissional fixo, independente do regime de contratação, a forma mais completa, confiável e econômica de encontrá-lo é por meio do LinkedIn. Lá você pode divulgar uma vaga com todas as especificações e receber currículos de acordo com as especificações. E por falar nelas, confira no tópico abaixo, quais devem ser as competências pessoais e profissionais de um gestor de tráfego.
Analisando competências
Para contratar um gestor você precisa estar atento não somente às qualificações profissionais dele, mas também às pessoais. Um bom gestor deve ser:
Além disso, deve estar disposto a fazer testes e otimizações constantes para que tudo saia conforme o planejado e o seu dinheiro não seja gasto em vão.
Já com relação às competências profissionais, vale perguntar há quanto tempo o profissional atua na área, quais resultados já alcançou e quais cursos de especialização ele possui.
Nessa etapa de recrutamento também vale questionar as avaliações positivas e negativas feitas sobre o profissional.
Por fim, analise se todas as competências profissionais e pessoais do profissional em questão têm a ver com o seu negócio e com a sua equipe. Assim, você consegue desenhar um time cada vez mais coeso e forte.
Hora da entrevista!
Antes da contratação, é importante marcar uma conversa, nem que seja online, com os candidatos em questão.
Nesse momento, você deve deixar bem claro as suas metas de marketing e resultados que visa alcançar. Assim, você consegue alinhar expectativas e checar a veracidade das qualificações do seu candidato.
Além disso, a entrevista é uma boa forma de questionar e entender melhor a flexibilidade para monitorar e mudar o que for necessário do seu potencial gestor de tráfego.
Também vale deixar claro como é o cotidiano da empresa e que, caso necessário, você ou algum gerente da equipe vão cobrar o gestor, caso as métricas estipuladas de atração de clientes não estejam sendo alcançadas.
Isso tudo deve ser apresentado considerando que a gestão de tráfego não é um trabalho exato, mas que possibilita a previsão de alguns comportamentos e resultados.
Depois da contratação
Tendo o seu gestor escolhido, seu trabalho não acabou. Depois que as estratégias e campanhas de marketing estiverem bem alinhadas, você, ou alguém do seu time deverá acompanhar os resultados e providenciar, de forma consciente, o que o gestor pedir, sejam mais anúncios, mais investimento, etc.
Além disso, você deverá estar disponível para que o gestor tire dúvidas sobre os seus produtos e serviços e para discutir possibilidades futuras para o seu negócio.
Por fim, ao se dar conta que as metas não estão sendo alcançadas ou que os valores gastos estão se tornando inviáveis, você deverá conversar com o gestor para viabilizar novas estratégias.
Ainda se sente inseguro?
Mesmo com todas essas dicas, é normal que você ainda se sinta inseguro para contratar um gestor de tráfego.
Uma alternativa a essa situação é confiar os seus anúncios a uma agência de marketing digital competente e com resultados sólidos, como a Agência UK.
Contamos com anos de experiência no mercado e temos como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.
Com a nossa expertise, aplicada às suas campanhas de Google e Facebook Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio crescer, enquanto seus anúncios rodam.
Para inaugurar essa nova fase do seu negócio, entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo:
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