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Descubra o passo a passo para vender no Instagram como afiliado

Instagram em duas telas computador e celular.

Há muito tempo o Instagram deixou de ser somente uma ‘simples’ rede social, para se tornar uma vitrine, plataforma de vendas e plataforma profissional. Nesse contexto, o app tem evoluído cada vez mais para se adaptar às novas demandas e necessidades do mercado. 

Ao todo a rede já coleciona mais  1 bilhão de usuários ativos mensalmente, de acordo com dados de 2020 da  eMarketer. Já um outro estudo, publicado pela Cuponation, constatou que o Brasil é o 3º país com o maior número de usuários ativos na plataforma. Estima-se que aproximadamente 47% da população do país possui um perfil nessa rede e a acessa diariamente. 

Com dados tão expressivos, o Instagram se mostra como uma excelente plataforma para quem busca atrair e fidelizar clientes nas mais diversas modalidades. Uma dessas modalidades é a venda por afiliados. 

Em linhas gerais, esse modelo consiste na venda de produtos de determinada empresa (físicos ou não) feita por representantes que têm seus meios próprios de divulgação e recebem uma comissão a cada venda feita. 

Tal estilo de venda se mostra muito vantajoso, em especial quando se considera que a pessoa que vende não necessariamente precisa estar envolvida com a produção e elaboração do produto a ser comercializado. 

Nesse sentido, as vantagens desse modelo somadas às funcionalidades do Instagram, se mostram como um poderoso ‘combo’ para quem busca ter uma boa rentabilidade com a internet. Se você quer entrar para esse time, confira nos tópicos abaixo o passo a passo para vender no Instagram como afiliado:

  • #01 Crie e personalize o seu perfil 
  • #02 Produza conteúdo relevante
  • #03 Em busca do produto perfeito
  • #04 Aprenda a utilizar o Instagram Shopping 
  • #05 Invista em tráfego pago 

#01 Crie e personalize o seu perfil

A primeira impressão é a que fica e esse ditado vale tanto para as vendas presenciais quanto online. A diferença é que enquanto um vendedor presencial cuida da aparência com boas roupas, boa higiene e cuidados pessoais, a sua preocupação deve ser com a apresentação do seu perfil. 

Primeiro de tudo, para não confundir as coisas, em especial se você pretende se filiar a mais de um produto no Instagram, é válido você criar um perfil profissional, ou seja, um perfil dedicado somente ao conteúdo que tem a ver com o produto ou serviço em questão. 

Tendo isso em mente, nas configurações do próprio Instagram,  você deve adaptar esse perfil para a modalidade comercial, que oferece mais funcionalidades para quem busca fazer e anunciar vendas pela plataforma. 

Este perfil deve ter uma foto com boa qualidade e que remeta ao serviço ou produto que você pretende vender como afiliado. A bio também deve ser completa, sucinta e descrever as suas principais vantagens. Aqui vale uma descrição em tópicos, seguida de uma chamada para o famoso ‘link da bio’, onde você deverá colocar o seu link de vendas. 

Depois de ter a sua ‘vitrine’ estruturada é hora de partir para uma boa produção de conteúdo. 

#02 Produza conteúdo relevante

Para ser um bom afiliado não adianta fazer mais do mesmo. Você precisa produzir um conteúdo que te diferencie em meio à multidão e que faça as pessoas pensarem “eu preciso comprar isso agora e dessa pessoa”. 

Esse efeito ‘uau’ pode ser alcançado com imagens de boa qualidade e com legendas atrativas. Invista também na diversidade de formatos de conteúdo e fique atento porque o Instagram tem dado preferência aos conteúdos em vídeo. Então invista nesse formato (principalmente de reels) e pesquise apps, efeitos, músicas e roteiros que possam atrair o seu público. 

No caso da venda de produtos, vale também verificar com o produtor se tem um banco de imagens que possa ser utilizado e utilize sua criatividade para diversificá-lo. 

Nesse sentido, você também deve apostar em assuntos do momento, relacionados ao seu produto. Por exemplo, se você vende calçados, busque imagens de pessoas famosas que usam  sapatos parecidos com os que você vende e publique as fotos como inspiração. Isso certamente irá gerar mais desejo nos seus clientes em consumir o seu produto. 

Mas cuidado para não fugir muito do assunto central, que deve ser a sua venda. Por isso, estude e encontre o equilíbrio perfeito entre: conteúdo de qualidade e comunicação assertiva/convincente. 

#03 Em busca do produto perfeito

Muita gente acha que somente os produtos do mundo da moda podem ser vendidos com facilidade no Instagram, mas não é bem assim. Na verdade, tudo o que você conseguir traduzir os benefícios de forma visual, pode (e deve) ser vendido por essa rede social. 

Portanto, se você ainda não tem um produto em mente, não se apegue somente ao nicho de moda. Estude as possibilidades e escolha aquela com a qual você mais se identifica ou mais tem interesse em estudar. Não adianta se tornar um afiliado com conhecimentos rasos sobre o nicho ou produto em questão. Isso não convence nenhum cliente. 

Alguns segmentos em destaque de vendas nessa rede são: peças decorativas, presentes personalizados, cursos online e alimentos. 

#04 Aprenda a utilizar o Instagram Shopping 

Essa ferramenta poderosa poupa o trabalho de muitos vendedores e oferece funções práticas como a possibilidade de criação de um catálogo virtual com nomes e valores para os produtos da sua loja online. 

A função ainda não está disponível para todos os países em que o Instagram é utilizado, mas há um certo tempo já existe essa possibilidade no Brasil. 

Para aproveitar essas vantagens, basta considerar o seguinte passo a passo: 

  1. Verificar se o seu produto está de acordo com as políticas comerciais do Instagram;
  2. Ter um perfil comercial e conectá-lo a um catálogo do Facebook, por meio do Gerenciador de Negócios; 
  3. Depois de vincular o catálogo e ter seguido todas as etapas de aprovação, você deve acessar o seu perfil e tocar em ‘Começar’; 
  4. Por fim, você deve selecionar o seu catálogo de mercadorias e selecionar ‘Concluir’. 

Com isso, sempre que você fizer uma publicação e tiver algum produto seu, você poderá marcá-lo e as pessoas imediatamente terão acesso à mais informações sobre ele. 

#05 Invista em tráfego pago 

As estratégias para alcançar o público de forma ‘não paga’ podem ser complexas e mais trabalhosas. Uma alternativa a esse formato para conseguir clientes é o tráfego pago, que oferece bons resultados a curto prazo e de forma mais mensurável, se mostrando assim uma excelente alternativa para quem quer se tornar um afiliado de vendas no Instagram. 

Atualmente as maiores e melhores plataformas de tráfego pago, do ponto de vista do alcance, são o Google e o Facebook Ads, que também comporta a plataforma de anúncios para o Instagram. 

Nessas plataformas, a segmentação de público é detalhada e, dependendo do seu público, o alcance pode ser ainda melhor. Além disso, a entrega dos anúncios aos seus clientes em potencial é feita com base em um inteligente cruzamento de dados feito por inteligências artificiais. 

Ainda assim, elas dependem de um humano para fazer uma gestão inteligente de recursos. Nesse contexto, vale você pensar em estudar a fundo esse universo ou até terceirizar seu tráfego para um profissional ou uma empresa. Nós da Agência UK podemos te ajudar com isso! 

 Contamos com anos de experiência no mercado e temos como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.

Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Google e Facebook Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio como afiliado crescer, enquanto seus anúncios rodam.

Para inaugurar essa nova fase do seu negócio, entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo: 

DF – (61) 3542-6851

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