Instagram ads, Marketing digital
Há pouco tempo atrás, o que contava para uma loja ou empresa ter sucesso era o fato dela estar bem localizada em uma avenida movimentada. Isso porque as vitrines poderiam ser vistas por mais gente e, consequentemente, mais gente teria interesse em comprar o que via nessas vitrines.
Mas os tempos mudaram e as vitrines passaram a caber na palma das nossas mãos. Isso mesmo, você não leu errado. Todo mundo que tem um smartphone, tem uma vitrine nas mãos.
A rede social Instagram, criada em 2010 por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, pode ser considerada a maior dessas vitrines. Isso porque hoje em dia, toda empresa que se preze tem um ‘@’ na rede e luta de formas diferentes para conquistar seu lugar ao sol, ou melhor à tela.
Você deve saber que uma maior vitrine em uma avenida movimentada, tem um preço. O mesmo acontece com as redes sociais, ou seja, você deve pagar mais para dar mais destaque à sua marca. Não de forma convencional, mas sim por meio de anúncios.
E isso se tornou possível no Instagram desde 2015, quando a rede deixou de ser apenas um espaço de compartilhamento de imagens para se tornar uma ferramenta de negócios.
A tendência foi herdada do atual dono da rede, o Facebook, e justamente por isso, a plataforma de anúncios do Instagram, apesar de chamarmos aqui de Instagram Ads, é a mesma do Facebook: o Facebook Ads.
Então, se você quer conquistar um espaço na plataforma e dar mais visibilidade à sua marca pessoal ou comercial no Instagram, por meio de anúncios, confira os tópicos a seguir:
Como funciona o Instagram Ads?
Se você tem Instagram, já deve ter se deparado com uma postagem (de story ou feed) com a tag ‘Patrocinado’, conforme mostrado abaixo.
O Instagram Ads tem como objetivo fazer esse tipo de postagem chegar a pessoas que possam se interessar pelo assunto dela.
Por meio da plataforma, você pode fazer com que um conteúdo chegue a mais pessoas, de acordo com os gostos dela, o que ela segue, curte, clica, comportamento em outros sites, etc.
A plataforma tem evoluído de tal forma que caso você não se interesse, basta clicar em “Patrocinado” na parte superior direita do anúncio e, depois, em “Ocultar isso”. Em seguida, você deve justificar o porquê de querer ocultar o anúncio e pronto! Você não deve mais receber anúncios semelhantes a esse e o aplicativo ficará ‘mais inteligente’ para te trazer o que realmente te interessa.
As campanhas podem ser criadas com os objetivos de aumento de visibilidade, reconhecimento e também para conseguir mais cliques para o site institucional, aumentar as vendas, incentivar a instalação de um aplicativo e muito mais.
A visibilidade e efetividade de um anúncio nessa rede social é promissora, até porque ela conta atualmente com mais de 1,22 bilhões de usuários ativos, sendo que 500 milhões acessam a plataforma todos os dias, segundo dados oficiais do aplicativo.
Quem pode anunciar no Instagram?
Assim que a plataforma de anúncios do Instagram começou, somente quem podia anunciar eram as grandes marcas. Mas a verdade é que essa regra do app contribuía ainda mais para a Lei do Xibom Bombom (o de cima sobe e o de baixo desce).
Com o tempo, o Facebook percebeu que poderia lucrar ainda mais se todos pudessem anunciar na plataforma e foi isso que aconteceu em 2015.
Desde setembro de 2015, qualquer empresa pode pagar para anunciar no Instagram. Mas tem um detalhe: para competir com os grandes, que continuaram na plataforma, é essencial entregar anúncios com conteúdos bem feitos e que entregam a informação necessária de forma completa.
Como criar um anúncio no Instagram?
Existem basicamente duas formas de anunciar no Instagram: a primeira é pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook e a segunda é por meio do botão Impulsionar diretamente no aplicativo do Instagram. Confira abaixo o passo a passo de cada uma dessas formas:
Se você ainda não tem uma conta no Facebook, deve criar para acessar o gerenciador. Depois de ter criado sua conta, acesse o seu Gerenciador de Anúncios e clique em ‘Criar anúncio’ no canto superior direito da página.
Em seguida, você será direcionado a escolher o objetivo da sua campanha, conforme aparece no print abaixo:
A depender da sua escolha, as etapas seguintes serão diferentes. A título de exemplo, vamos detalhar aqui o objetivo: Tráfego.
Depois de escolher o objetivo, você deve escolher um nome para a Campanha que está criando e clicar em continuar.
Nome escolhido, é hora de determinar e sinalizar as características do seu público-alvo, como: localização, faixa-etária e idioma.
Já no Direcionamento detalhado, você deve mapear interesses, comportamentos ou dados demográficos mais específicos. Essas informações devem ser incluídas manualmente, de modo que, basta começar a digitar que a ferramenta mostra as opções.
Na fase de Conexões, determine um público que tenha alguma conexão com a sua página, aplicativo ou evento criado no Facebook.
Por fim, você pode salvar todas as configurações de público feitas até agora para usá-las depois em outros anúncios.
Na seção Posicionamentos, você deve escolher a opção de veicular anúncios apenas no Instagram. Em seguida na seção plataformas, selecione Instagram também e, a depender da sua estratégia, escolha se seu anúncio irá aparecer no feed ou nos stories.
Também é possível definir em qual dispositivo as propagandas aparecerão (celulares e/ou desktops) e o sistema operacional móvel (iOS e/ou Android). Assim você pode fazer anúncios ainda mais personalizados, como: “Ei, você que tem Iphone, já ouviu falar do produto X?”. Isso pode gerar uma conexão instantânea com o seu público e fazer com que ele queira clicar no seu anúncio.
No final da criação do seu anúncio, você deve definir quanto quer gastar por dia ou durante toda a campanha, além de programar por quanto tempo o anúncio deve ficar aparecendo para as pessoas.
Por mais óbvio que pareça, nessa parte é importante ressaltar que à medida que aumentamos o orçamento, aumenta o alcance e a previsão de cliques diários na propaganda, conforme pode ser observado nos prints abaixo:
Fonte: Blog Rock Content.
Depois de seguir esses passos, é só seguir as instruções que aparecem na tela e configurar o seu anúncio de fato, ou seja, a forma visual como ele aparece para o público.
Como mencionado anteriormente, o botão impulsionar é a forma mais direta e simples de criar um anúncio no Instagram, apesar de não contar com tantos recursos de segmentação de público. Confira nas linhas a seguir como seguir por esse caminho.
Nessa forma de impulsionamento, basta um perfil comercial no Instagram com uma página do negócio no Facebook para fazer a sincronização.
Se você ainda não tem um perfil comercial, acesse o seu perfil e toque no menu que fica no canto superior direito, conforme mostra o print abaixo, e clique em Configurações.
Depois, selecione a opção de mudar para perfil comercial e siga os passos que aparecem na tela para começar a utilizar a versão de negócios para o Instagram.
Finalizada essa configuração, você deve publicar no seu feed o conteúdo que quer impulsionar e tocar no botão ‘Turbinar Publicação’. Em seguida, escolha sua meta, defina o público, o orçamento, confira o seu anúncio e publique!
Formatos de anúncio no Instagram
Caso você esteja usando o gerenciador de negócios, pode escolher mais de um formato de anúncio para ser exibido no Instagram. São eles: Stories, Feed, IGTV, Explorar, Shopping e muito mais. Confira abaixo as especificidades de cada um desses formatos.
Os anúncios nos stories costumam ter um excelente alcance, por serem o local mais visitado pelos usuários do app. Além disso, ele conta com uma infinidade de recursos feitos para tornar o seu anúncio ainda mais atraente.
Os anúncios em formato de imagem aparecem no feed dos usuários e tem como missão chamar atenção em meio a uma infinidade de conteúdos. Por isso, nesse tipo de anúncio seja ainda mais claro na sua mensagem e foque em imagens atrativas.
Os vídeos devem despertar a curiosidade do seu público logo nos primeiros segundos e para isso você pode contar histórias breves, relevantes e que chamem o seu público para a ação.
Os carrosséis consistem em várias imagens reunidas em um único post, de forma que você consiga apresentar um produto de diferentes perspectivas, contar histórias de forma contínua e apresentar informações como se fosse um slide.
As coleções podem apresentar imagens de forma organizada e bonita, como se fosse um catálogo. Sendo assim, esse tipo de anúncio é ótimo para as empresas de moda e lar.
Conforme fala o nome, esses anúncios são exibidos na aba ‘Explorar’ do Instagram e aparecem para os usuários quando eles estão em busca de novos conteúdos e perfis para visualizar.
Essa ferramenta é comparada com o YouTube pelo seu formato de vídeos mais longos. No caso de apostar em um anúncio nesse formato, certifique-se de que a sua mensagem central seja passada de forma completa logo nos primeiros segundos de vídeo, para que o usuário não se canse do conteúdo e acabe desistindo de assistir tudo.
Por fim, temos o Instagram Shopping, um formato que permite a criação de uma verdadeira loja dentro do perfil no Instagram. Com ele, você pode cadastrar produtos e apresentar os preços aos usuários de forma intuitiva que os leve facilmente a uma decisão de compra.
Para explorar e conhecer melhor cada uma das funções desses formatos, vale a pena visitar a página oficial do Instagram Ads.
A partir de quanto posso investir?
Ao contrário do que muita gente pensa, não é preciso muito para começar a rodar anúncios no Instagram. Na verdade, é possível impulsionar com investimento a partir de R$ 1 ao dia.
Dessa forma, o valor total da campanha fica ao seu critério, mas é importante ter em mente que quanto mais se investe, mais retorno se tem.
Com isso, o Instagram recomenda que sejam investidos pelo menos R$ 10 ao dia, por 3 dias seguidos, para ter um resultado nem que seja mínimo.
Além disso, assim como no Facebook, no Instagram você precisa registrar seus dados de pagamento antes de começar a campanha. Eles ficam disponíveis dentro das Configurações (roda dentada no canto superior direito), na opção Configurações de pagamento.
Se inspire em empresas que bombam com anúncios no Instagram
Para você entender de forma ainda mais completa como os bons anúncios funcionam na prática, trouxemos aqui alguns exemplos.
O primeiro é um anúncio feito pela empresa de motoristas de aplicativo Cabify no formato carrossel. O formato foi bem aproveitado, de forma que cada parte do carrossel conte uma história e ao final tem a chamada para ação: ‘Chama um Cabify’.
Agora trouxemos um bom exemplo de como os stories podem ser aproveitados para divulgar um bom anúncio. No exemplo abaixo, a marca de cerveja Skol, fez uma campanha para o carnaval de forma espontânea e divertida, mesmo com poucos segundos de vídeo.
[INSERIR VÍDEO]
Depois de estudar cada tópico que abordamos aqui, aproveite para navegar pelas métricas da plataforma e avaliar se a sua publicidade está tendo um bom resultado ou se precisa de ajustes.
Caso precise de ajustes, veja a possibilidade de segmentar o seu público de outra forma, mudar o formato ou conteúdo dos anúncios e fazer testes e mais testes de forma que chegue a um bom resultado.
Como você pode perceber, isso tudo demanda muito tempo de estudo e de prática. Então, se você ainda não se sente seguro para estudar e aplicar as vantagens do marketing digital no seu negócio, deixe isso com a gente.
A Agência UK conta com anos de experiência no mercado e tem como missão desenvolver o marketing digital das empresas com foco em resultados, por meio das mídias digitais e consultoria.
Com a nossa expertise aplicada às suas campanhas de Instagram Ads, entre outros serviços, você pode focar no que realmente faz o seu negócio crescer, enquanto seus anúncios rodam.
Preparado para inaugurar essa nova fase do seu negócio? Então entre em contato com a gente por meio de um dos telefones abaixo:
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