Marketing digital, Site institucional, UX

6 (meia dúzia) de problemas que o seu site provavelmente tem

Não são raras às vezes que nos deparamos na internet com sites mal elaborados no design e em sua estrutura de informação e tecnologia.

São muitas as dúvidas que encontramos nesse caminho do marketing digital de empresários e pessoas leigas no assunto que querem saber se o seu site está em condições para concorrer com o seu mercado e atender os seus clientes.

Meu site demora para carregar, é lento

O tempo de carregamento do seu site fala se você irá ganhar um novo cliente ou perdê-lo, o ideal é que quem entra no seu site espere no máximo 2 segundos para que ele carregue, caso não carregue certamente ela irá sair do seu site, e provavelmente procure o site do seu concorrente.

O que implica na velocidade do seu site são os arquivos referente a estrutura dele (sua programação), imagens, vídeos e também o servidor que ele está.

Uma ferramenta que irá lhe dar um diagnóstico mais preciso é Page Speed Insights do Google, nele você terá um diagnóstico relacionado a velocidade do seu site , dicas de otimização, e até mesmo uma nota de pontuação de como está o seu site.

Meu site fica desconfigurado no celular (smartphone), em outros dispositivos, no chrome e outros navegadores

Você já ouviu falar em responsividade, não?! Dizer que o seu site é responsivo significa que ele se adapta a várias telas,  quem entrar em seu site, irá conseguir vê-lo perfeitamente no computador, no smartphone e no tablet.

As informações devem ser claras para quem está acessando independente do tipo de dispositivo que se utiliza para acessar o seu site. Entrando em um site pelo celular que não foi desenvolvido para ele a dificuldade de se navegar é muito grande, com isso a taxa de desistência, ou seja, as pessoas que saem do seu site se torna cada vez maior.

Como saber se o seu site é responsivo?  

Além de navegar no seu site utilizando os dispositivos aqui citados, existem sites que simulam esses dispositivos no computador e você pode simular uma pessoa visitando o seu site através dele.

Nós recomendamos o site What is my screen resolution?, apesar de ser em inglês, ele é desenvolvido para ser muito intuitivo, muito fácil de se usar. Somente insira o seu domínio no campo escrito URL (Exemplo: http://www.meusite.com.br), e clique no botão, TEST, depois é só clicar nos dispositivos no canto superior esquerdo, começar a navegar em seu site e ver se ele é responsivo para todas as telas ou não.

Meu site caiu?! Está fora do Ar?! Como ter essa informação?!

Sejamos sinceros, não é todo dia que você entra no seu site, confesse o seu pecado. Brincadeiras à parte, é muito importante saber se o seu site saiu do ar, está offline ou não, por que se alguém acessa o seu site e não está online, você perdeu um contato, uma venda, ou até mesmo a pessoa pensa que a sua empresa fechou, o que é pior.

Outro motivo para você saber que o seu site está no ar, é cobrar a sua hospedagem se você tiver muitas oscilações em seu serviço, o famoso “caiu , voltou”.

É impossível checarmos nosso site, todo dia, em todos horários, em todos os minutos. Para isso existem os robôs que fazem isso para nós seres humanos. E aí vai mais uma dica de ferramenta que irá auxiliar o seu dia a dia.

O nome da ferramenta se chama Up Time Robot, nele você cadastra o seu site, e diz o intervalo que você quer que verifiquem se o seu site está online, recomendamos de 1 em 1 hora ou 30 em 30 minutos para sites de empresas B2C e B2B, se você é um ecommerce, você pode colocar de 15 em 15 minutos ou de 5 em 5 minutos. Essa ferramenta é totalmente gratuita para 1 site cadastrado.

Meu site não funciona com www ou só funciona com www

Os nossos navegadores permitem acessar sites com www ou sem www. Um exemplo, acessar o site http://meusite.com.br é diferente de acessar o http://www.meusite.com.br, só que o seu cliente não sabe disso, muitos acessam com www, e outros sem.

O seu site tem que estar preparado para ser acessado das duas formas, isso é uma simples configuração de apontamento de IP em seu servidor, que pode fazer em uma grande diferença, não desaponte quem está querendo entrar em contato com sua empresa.

Como é algo técnico, a sua hospedagem ou os responsáveis pelo desenvolvimento do seu site poderão te ajudar.

Meu site aparece como não seguro

O fato do site ser seguro é um dos critérios de relevância do Google para que coloque o seu site em posições mais elevadas, tê-lo é indispensável e não transmite confiança em quem entra no seu site.

Como saber se o meu site é seguro?

A segurança do seu site é dado através de um certificado de criptografia comprado e instalado em seu servidor. Se ao entrar em seu site na barra do endereço do navegador existir um cadeado fechado o seu site é seguro, se ele estiver aberto é por que o seu site não possuí um certificado de criptografia.

Como ter um certificado de criptografia?

Existem hospedagens que vendem e até instalar esse certificado para você. Caso a sua não possua esse serviço você terá que comprar um certificado de criptografia, existem muitas empresas que vendem esse serviço na internet, e você precisará instalar em seu servidor.

Se não tiver conhecimento procure a empresa que desenvolveu o seu site, ou o próprio certificado às vezes tem uma equipe para instalá-lo.

Meu site não aparece no Google

Se você tem esse problema, você não é o único, tem muitas pessoas com isso, mas nós do marketing digital estamos aqui para resolver isso!!!

São inúmeros os fatos para que você possa aparecer no Google, e alguns já citamos aqui. Mais os principais são:

a estrutura do seu site não está boa, e o Google vê que você não atenderá bem com essa estrutura quem está pesquisando por você, seus serviços, e produtos.
tempo de carregamento da página demorado (já falamos aqui).
seu site não é responsivo (já falamos aqui).
seu site cai muito (já falamos aqui).
não tem certificado de segurança.
você não está cadastrado nos principais serviços do google: Google Analytics, Search Console e Google My Business.
você não possui um conteúdo relevante para quem pesquisa por você, seus serviços, ou produtos.
as pessoas passam pouquíssimo tempo em seu site.

Esses são os principais, podem haver outros pontos importantíssimos que estão impedindo que o seu site seja rankeado nas pesquisas do Google.

Você pode contar com a Agência UK para resolver esses problemas, peça agora para fazermos uma avaliação mais detalhada em seu site.

Obrigado por ler até aqui, sucesso e resultado pra ti!