Facebook ads, Marketing digital
Apesar da ascensão constante do Instagram, o Facebook continua sendo a maior rede social do mundo. Além disso, o Brasil é o terceiro país, atrás dos EUA e da Índia, com o maior número de contas ativas: ao todo são 100 milhões de usuários.
A verdade é que o Facebook não é queridinho só dos usuários ‘pessoa física’, mas das empresas também. Segundo a pesquisa Social Media Trends 2019, realizada pela Rock Content, a rede continua sendo a principal utilizada para potencializar negócios. Aproximadamente 97,5% dos negócios entrevistados disseram utilizar mais essa plataforma do que outras.
Além disso, a pesquisa da Rock Content também revelou que 70,8% das empresas entrevistadas investem em mídia paga e, destas, 91,8% investem no Facebook.
Pelo fato da plataforma ser aberta a qualquer usuário que tenha dinheiro para investir, algumas regras precisaram ser estabelecidas, conforme cita a Central de Ajuda para Empresas do Facebook:
Para ajudar a manter o Facebook seguro e garantir experiências positivas entre pessoas e empresas, analisamos contas de anúncios para verificar violações das nossas Políticas de Publicidade e dos nossos Termos de Serviço. Isso pode resultar na desativação de contas de anúncios que não estejam em conformidade com essas políticas e esses termos.
Central de Ajuda para Empresas do Facebook
Com tais regras, muitos usuários com ‘anúncios inocentes’ tem suas contas bloqueadas pelos “robôs” do Facebook sem sequer saberem o porquê.
Se você é um desses usuários ou se tem uma conta de anúncios e quer evitar cair nessa cilada, confira abaixo os 4 erros mais comuns que podem bloquear sua conta e o que você pode fazer para reverter essa situação.
ERRO #01: Cuidado com a linguagem
A regra número um para não ter a sua conta desativada no Facebook é ter cuidado com a linguagem que você utiliza nas imagens, vídeos e legendas dos seus anúncios. O ideal é que você seja convincente, mas sem ser apelativo ou sensacionalista.
Isso porque o Facebook consegue reconhecer uma frase que pode soar como enganosa ou que tenha promessas exageradas e que não divulgam os riscos do que está sendo anunciado, conforme mostrado nos exemplos abaixo:
Por fim, ainda nesse contexto da linguagem do anúncio, você também não pode utilizar linguagem ofensiva, com conteúdo adulto ou com gramática e pontuação incorretas.
ERRO #02: Não faça falsas promessas
Ainda no contexto da linguagem do anúncio, mas com um ‘quê’ a mais de urgência, estão as ‘falsas promessas’.
Você não pode de forma alguma induzir o usuário a entender que o seu método é milagroso ou destacar que ele pode ter o resultado X no tempo Y, conforme citado no tópico anterior.
Essa é uma das causas mais comuns do bloqueio de contas de anúncio do Facebook, e nesse contexto, a própria plataforma cita:
Práticas comerciais, páginas de destino e anúncios não devem conter promessas/alegações relativas à cura de condições médicas crônicas, graves ou incuráveis. Também não devem apresentar alegações sobre resultados não realistas que são alcançados dentro de determinado período. Tais promessas/alegações podem não se concretizar para todos os usuários.
Central de Ajuda para Empresas do Facebook
Para evitar qualquer um dos erros acima citados, vale ler e reler o seu anúncio mais de uma vez e passar ele para a revisão de mais de uma pessoa. Afinal, nem sempre o que você vê, as outras pessoas também vão ver.
ERRO #03: As imagens não podem ser apelativas
Ainda na linha de ‘linguagem apelativa’, as imagens do seu anúncio também não podem ter esse enquadramento. Nesse sentido, os anúncios não devem conter:
Então, tenha a lista acima como um checklist antes de subir qualquer anúncio. Se você, ou alguém da sua equipe ficar na dúvida sobre o anúncio em questão ter ou não qualquer um dos aspectos acima, estude uma nova abordagem e elabore um novo anúncio. O desgaste de fazer ajustes agora será muito menor do que o de ter que reverter o seu bloqueio de conta.
ERRO #04: Atenção às páginas de destino!
Por fim, você deve ter atenção total com o conteúdo da página para a qual o seu anúncio vai levar. Então, tenha certeza de que a página está funcionando normalmente e tem informações completas e organizadas de forma clara.
Além disso, o conteúdo da página deve corresponder diretamente ao conteúdo do anúncio. Nesse sentido, sua página de destino deve detalhar mais do que o seu anúncio fala, fazendo referências diretas ao seu produto ou serviço. Você também deve ser claro na página quanto aos reais resultados que o seu negócio é capaz de proporcionar.
Caso queira saber exatamente como construir uma Landing Page que siga essas regras e ainda é capaz de converter clientes, confira este post do nosso Blog.
Como reverter o bloqueio de uma conta no Facebook
No caso de você ter sido bloqueado, você receberá um e-mail e uma notificação no próprio aplicativo do Facebook. Nesse momento mantenha a calma, acesse a aba Qualidade da Conta e siga os passos a seguir:
Você também pode entrar em contato diretamente com o suporte do Facebook via chat que será indicado dentro da plataforma.
Lembrando que para executar as ações acima citadas, você deve ser um administrador na conta de anúncios em questão, ou seja, não tem como solicitar o desbloqueio da conta de um amigo seu.
Mergulhe ainda mais fundo!
Tantas regras podem te fazer ficar confuso ou até desistir de anunciar no Facebook. Mas a verdade é que essa é de fato uma das melhores plataformas Ads para potencializar os resultados do seu negócio.
Por isso, invista em capacitar o gestor de tráfego do seu negócio com as constantes atualizações de regras que o Facebook faz e estude a fundo as possibilidades que essa plataforma possui.
Se você está buscando se aprofundar, temos muitos posts do nosso blog que podem te ajudar a mergulhar ainda mais fundo nas possibilidades do Marketing Digital. Confira tocando no link a seguir: